Projeto escolar aproxima pais e filhos

Projeto busca unir os pais no processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil

Publicado: 14/06/17 • 23h18
Atualizado em: 15/06/17 • 10h58

A Escola Municipal Dr. Vitório Franklin está realizando um projeto especial com os alunos da Educação Infantil. As crianças de 5 a 6 anos junto com seus pais, mães e irmãos estão participando de oficinas que visam integrar as famílias no processo de aprendizagem dos alunos. “É uma coisa que a gente vê que está se perdendo, nessa correria da vida, a gente não para com o filho para sentar e confeccionar alguma coisa”, justificou a pedagoga Denísia Aparecida de Andrade Rosa.

Como explicou a pedagoga, o projeto começou em abril e tem o tema “O Mágico de Oz”, história que está sendo trabalhada com as duas turmas de Educação Infantil, uma no período matutino e a outra no vespertino, somando 42 alunos. A primeira oficina foi a fabricação dos personagens “Espantalho” e o “Boneco de Lata”. Os pais foram convidados a participar da produção com os filhos na noite do dia 23 de maio. “Cada um usou a criatividade e nenhum ficou igual ao outro”, afirmou Denísia. O segundo trabalho foi a confecção de uma maquete com a moradia de cada família, atividade que ocupou o final de semana das famílias e foi entregue na segunda-feira (12). “A gente vai puxando ganchos sempre inter-relacionando e nós tínhamos que trabalhar a moradia, que é conteúdo dos eixos da Educação Infantil”, explicou a pedagoga.

A adesão e empolgação dos pais com o projeto surpreendeu a pedagoga. “Foi muito gratificante a união que houve entre esses pais”, afirmou Denísia. Como ela contou, a escola recebeu agradecimentos, elogios e pedidos pela continuidade do projeto. “Eles nos agradeceram, porque realmente não tinham esse momento com o filho”, disse a pedagoga. Priscila Mazari, mãe da aluna Ana Beatriz Mazari, está muito contente com o projeto, que mobilizou ela, a filha e o marido. “É um momento em que a gente pode estar ali presente com os nossos filhos”, declarou.

O projeto deve se encerrar no final de novembro, mas até lá, os pais e filhos terão muitas outras atividades que estão sendo definidas. “A gente ainda vai ter muito mais momentos como este”, garantiu a pedagoga. O próximo passo do projeto também está relacionado aos animais do “Mágico de Oz”. “Agora nós vamos estar trabalhando a afetividade que a história traz”, contou. Denísia também revelou que a escola pretende realizar um show de talentos dos pais com os filhos, especialmente para o Dia dos Pais.

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.