Pesquisar
Close this search box.

Visitas à maternidade orientam sobre cuidados com o recém-nascido

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Visitas à maternidade orientam...
As puérperas e os bebês nascidos no Hospital São Rafael estão recebendo as primeiras orientações sobre o cuidado com o recém-nascido e o aleitamento materno por meio de uma parceria entre a secretaria de Saúde com o HSR e as nove UBS de Rolândia, que interligaram seus serviços para um melhor atendimento. Suely Woehl, coordenadora de programas da Atenção Básica, é quem realiza as visitas à maternidade do HSR de segunda a sexta. O projeto está sendo realizado há um ano no município.

A coordenadora faz um cadastro das puérperas rolandenses e da região, atendidas pelo HSR, e instrui as mães e, até, os pais e avós que acompanham as mulheres no cuidado com o bebê. “As instruções que eu faço são sobre os cuidados com o recém-nascido, tanto sobre o coto umbilical, sobre os cuidados no banho, saúde da boca, falo um pouco das vacinas e preconizo muito o aleitamento materno”, explicou. Para as “mães de primeira viagem”, a orientação está sendo ótima. “Elas têm muitas dúvidas, mas conforme a gente vai conversando, surgem perguntas e eu respondo, elas saem de lá muito esclarecidas”, afirmou Suely. As mães “mais experientes” e avós, que já tiveram vários filhos, também se surpreendem com os conselhos e orientações. 

Desde a segunda (17), a visita à maternidade começou a incluir, além das orientações, o agendamento das primeiras consultas do bebê. “Eu já agendo para o recém-nascido a consulta da saúde bucal com o dentista, a puericultura e também a consulta com o pediatra”, afirmou a coordenadora. “Ainda tem mais dois agendamentos que seriam do hospital, que é a fono, que é o teste da linguinha e da audição, então ela já sai com cinco agendamentos”, completou Suely. A aceitação está sendo muito boa e elogiada pelas mães que receberam as orientações no início da ação. “Elas vêm e me falam ‘nossa, você me ajudou muito na época que ganhei o bebê e não sabia, foi de grande valia, eu consegui amamentar’”, revelou a coordenadora. 

Aleitamento materno
Suely Woehl também é incentivadora do aleitamento materno e faz de suas visitas à maternidade uma oportunidade de conscientizar as mães da importância de amamentar os bebês. Além disso, a coordenadora faz a apresentação do posto de leite materno de Rolândia, que funciona sob o comando da nutricionista Edna Midori Onu Fujimoto, no Centro de Especialidades (R. Alzira Tiburski), das 7 às 13h. “Na maternidade se eu vejo que a mãe tem muito leite, eu já explico e oriento sobre a existência do posto de leite”, contou Suely. “Se eu vejo que a mãe vai ter problema em amamentar posteriormente, já entro em contato com a Edna e agendo uma consulta para que ela faça uma outra orientação”, explicou a coordenadora. 

De acordo com Suely, esse posto não pode ser chamado de banco de leite, porque não tem uma grande estrutura e estoque, mas armazena os frascos de leite da forma adequada e atende o município. O posto de leite atende mães que doam leite materno e mães que precisam dele porque não conseguem amamentar por algum motivo. “Lá tem os frascos, vidros esterilizados para ela estar oferecendo para as mães que queiram amamentar”, contou. Suely destacou a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida. “A criança cresce muito mais saudável e evita infecções”, ressaltou. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: