Recém-nascidos rolandenses já saem do São Rafael com “carteirinhas”

Cartilha traz orientações no cuidado com o bebê e as datas das primeiras consultas

Publicado: 09/08/17 • 16h43
Atualizado em: 10/08/17 • 14h13

As crianças recém-nascidas rolandenses agora saem do Hospital São Rafael com uma novidade. Além das orientações sobre o cuidado com a criança e o aleitamento materno, agora as mães recebem uma carteirinha do recém-nascido. O trabalho na maternidade é realizado por Suely Woehl, coordenadora de programas da atenção básica da secretaria de Saúde. Elas acontecem de segunda a sexta, por meio de uma parceria entre a secretaria de Saúde com o HSR e as nove UBS de Rolândia. 

No mês de julho, as visitas começaram a incluir o agendamento das primeiras consultas do bebê, como explicou Suely. “Eu já agendo para o recém-nascido a consulta da saúde bucal com o dentista, a puericultura e também a consulta com o pediatra”, disse a coordenadora. “Ainda tem mais dois agendamentos que seriam do hospital, que é a fono, o teste da linguinha e da audição, então ela já sai com cinco agendamentos”, completou. Com a carteirinha em mãos, a mãe dispõe de todas as informações e horários das consultas e testes.

Na capa da carteirinha, constam lacunas que devem ser preenchidas com informações básicas do recém-nascido como o nome, sexo, data de nascimento, tipo de parto, nome dos pais e número do cartão SUS do bebê. A parte interna é reservada as orientações sobre cuidados com higiene, amamentação, vacinas e testes pelos quais os recém-nascidos devem ser submetidos. Ao lado, há uma tabela de agendamento desses procedimentos e outras informações. Todas as consultas deverão ser marcadas na UBS de referência da puérpera, onde ela realizou o pré-natal. 

A carteirinha também contém os telefones das UBS e endereço da Unidade de Coleta de Leite, Centro de Especialidades e Especialidades Odontológicas e do Hospital São Rafael. O primeiro rolandense a receber a carteirinha foi o pequeno Isaac, que nasceu no último sábado (29). De acordo com a secretaria de Saúde, até o dia 01 de agosto, haviam sido entregues sete carteirinhas. Em média, Rolândia tem cerca de 70 nascimentos por mês.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.