JR 14 anos: um Jornal com muito mais do que matérias

Periódico rolandense entra em seu 15º ano envolvido em projetos sociais e com credibilidade e confiança de seus leitores e leitoras

Publicado: 24/09/17 • 19h48
Atualizado em: 25/09/17 • 19h36

Nesta semana, exatamente no dia 20, o Jornal de Rolândia completou 14 anos de fundação, sem muito alarde, pois a edição 651 estava sendo produzida – apesar disso, a data foi mencionada em faixas durante o Desfile da Independência. A verdade é uma só, o JR chega aos 14 anos com credibilidade e com a confiança de seu leitores e leitoras. Atualmente, o JR trabalha com dezenas de matérias semanais em um jornal segmentado, que caiu na preferência do povo, o que pode ser representado pelas pesquisas de opinião: atualmente, o JR tem quase a metade da preferência do rolandense, conforme a pesquisa feita pelo Impacto Pesquisa, de Umuarama. São mais de 45% da preferência, mais que o dobro do que o outro jornal da cidade.

A credibilidade do JR também foi construída, além de seu compromisso com a ética na cobertura dos fatos, pela sua incursão em projetos sociais. O Jornal de Rolândia fez o Calendário Solidário e beneficiou à AMAR e à Unidade Social Nossa Senhora Aparecida. Outro projeto foi o Cabide Solidário, em que roupas de frio são colcaodas em cabides espalhados pela cidade. A Bibliotroca JR, que completou um ano em setembro, incentiva a leitura através da troca de livros e gibi. Ainda na área da Educação, o JR é parceiro das Bibliotecas na Sacola Itinerante, que são levados pelos alunos até suas famílias. O JR também entregou, em parceria com a Tchirs, pratos promocionais para a Oktoberfest 2016 em favor da Acrevo. Neste ano, o Jornal de Rolândia iniciou seu apoio ao projeto Soletrando da escola Parigot de Souza. Tudo isso fez com o vereador Reginaldo Silva, e toda a Câmara, homenageasse o JR com uma Moção de Congratulações.

O JR também investe em novidades e foi o primeiro jornal do Paraná a utilizar a Realidade Aumentada – agregando vídeos a suas matérias. Isso em agosto de 2016, duas semanas antes de a Folha de Londrina também começar a usar o recurso. O Jornal passou mudanças em 2015: desenho gráfico, site e páginas sociais – tudo feito pela Melon Design e Publicidade. “Hoje, temos mais de 32 mil seguidores em nossas redes sociais”, explica Josiane Rodrigues, editora do JR. O Jornal de Rolândia é distribuído gratuitamente às sextass em de Rolândia (e seus distritos), Prado Ferreira e Jaguapitã. 

Missão
A missão do Jornal de Rolândia é: “Informar a população sobre os acontecimentos da cidade de Rolândia e região com o compromisso ético, tentando ser o mais imparcial possível.”
Pretende-se garantir, dessa maneira, que o eleitor possa, ele mesmo, tecer a sua opinião crítica a respeito dos assuntos retratados pelo jornal, levando-se em conta:
- abordagem de todos os elementos envolvidos no acontecimento;
- observação do código de ética do jornalista;
- garantia de respeito ao ser humano, através da não exposição da degradação da pessoa humana;
- garantia da livre expressão, mas não confundida com o direito à agressão ao diferente.

Visão
A visão do Jornal de Rolândia é: “Ser referência como meio de informação na cidade de Rolândia e sua microrregião tanto para os leitores quanto para outros veículos, buscando crescer em área de abrangência e em números de exemplares - falando-se na edição impressa e na área digital, por meio das ferramentas tecnológicas, tornar-se um referencial como veículo de comunicação, ampliando e melhorando os meios que já utilizamos.”

Valores
1. compromisso com a ética humana (não expor pessoas a situações constrangedoras, humilhantes)
2. compromisso com a vida humana (não mostrar cenas degradantes de pessoas -vivas ou mortas)
3. compromisso com a ética jornalística
4. construção de credibilidade e confiança do leitor através desses anos.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.