Saúde: ação do Outubro Rosa será nesta quarta

Campanha será realizada desde as 09 horas desta quarta (11) no Calçadão de Rolândia com autoexame, testes e divulgação de ações e cuidados de saúde

Publicado: 10/10/17 • 19h29
Atualizado em: 11/10/17 • 14h28

Nesta quarta (11), a secretaria de Saúde promove uma campanha do “Outubro Rosa” no Calçadão de Rolândia (em frente à loja Salfer). Das 9h às 16h, uma equipe da secretaria estará no estande divulgando a prevenção e o combate ao câncer de mama, orientando sobre os cuidados da saúde da mulher e realizando teste de glicemia e aferição de pressão. O evento seria realizado no último sábado (07) na Praça Castelo Branco, mas teve que ser cancelado devido à chuva.

De acordo com Suely Woehl, coordenadora de Saúde, essa ação também ajudará a divulgar o atendimento em horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todas as segundas-feiras de outubro, em que elas estão abertas até as 20h para coleta do preventivo e agendamento de mamografias. A campanha especial de coleta do preventivo, que acontecerá em todas as UBSs no dia 21 (sábado), das 8 às 14h, também será divulgada durante a ação.

Além disso, as mulheres que passarem pelo local poderão aprender a fazer o autoexame de toque nas mamas, para detectar possíveis nódulos. “A gente vai estar com a ‘mama amiga’, que é uma mama de silicone, explicando como faz”, contou Suely. A coordenadora acrescentou que elas ainda serão orientadas a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizarem o preventivo e a mamografia a partir dos 40 anos. Toda a divulgação do Outubro Rosa está dando resultados e como Suely relatou, a procura pelos exames nas UBSs do município já aumentou neste mês.

O evento está sendo realizado em parceria com a ACIR, Lions, Primaflora, Ultra-X, Labormed e Biofórmula. Também está programado para o sábado uma aula de zumba com o professor Paulo Cardoso. A expectativa da organização é que desta vez a chuva não atrapalhe a realização da ação. 

Outras ações no Outubro Rosa
A secretaria também está realizando ações de divulgação e conscientização sobre a saúde da mulher nas empresas. As interessadas em promover atividades para as funcionárias podem fazer uma parceria com a secretaria se informando pelo telefone 3906-1125. O “Outubro Rosa” da secretaria de Saúde será finalizado com uma palestra no dia 30 com a ginecologista Crislaine Pelegrini da Silva, sobre o tema “Detecção precoce do câncer de colo de útero e mama”. A palestra será aberta ao público e acontecerá no Centro Cultural Nanuk.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.