Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Rolândia tem programação especial nesta quinta (12) para a comemoração dos 300 anos do encontro da santa

Publicado: 12/10/17 • 09h17
Atualizado em: 15/10/17 • 16h02

   Em 2017, a Igreja Católica celebra o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fato que aconteceu em 1717, no rio Paraíba do Sul (SP), em um momento que ficou conhecido como “pesca milagrosa”.
   Os pescadores Domingos M. Garcia, João Alves e Felipe Pedroso lançaram suas redes no rio, mas não conseguiam nenhum peixe. Logo que eles começaram a desanimar, João lançou sua rede e pescou o corpo de Nossa Senhora, sem a cabeça. Em uma nova tentativa, ele conseguiu encontrar a cabeça. A partir deste momento, eles conseguiram uma grande pescaria, guardaram a imagem e reconheceram que aquilo representava um milagre. Os vizinhos de Felipe, que ficou com a imagem, começaram a se reunir para a oração do rosário e outros milagres e sinais prodigiosos foram acontecendo. O número de fieis foi ficando cada vez maior e se fez necessária a construção de uma capela.
    Em 1888, foi construída a Basílica Velha e já em 1929, Nossa Senhora já foi proclamada Rainha do Brasil. A imagem foi batizada como Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 1930, o então papa Pio XI assinou o decreto a consagrando padroeira do país e em solenidade no Rio de Janeiro, em 1931, a Santa foi oficialmente proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. A atual basílica começou a ser construída em 1946 sendo consagrada pelo Papa João Paulo II no ano de 1980.


Programação
   Na quinta (12), é a comemoração dos 300 anos do encontro da santa. O dia começou na paróquia com a missa matutina festiva a partir das 7h. Às 8h, teve início a carreata com a imagem da santa da Praça da Matriz até a Paróquia de Nossa Sra. Aparecida da Vila Oliveira, com benção aos veículos presentes. Ao meio-dia, a comemoração continua com o repicar dos sinos e foguetório geral, além da missa solene com entrada da imagem da santa e coroação simbólica pelas crianças da catequese. Por fim, às 19h, será realizada a missa em louvor a Nossa Sra. Aparecida. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.