Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Edição: 653 – sábado, 14-10-17

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Editorial – Edição: 653...
Olá, leitor e leitora do JR

Todos sabem o que são as queimadas e os malefícios que elas acarretam ao meio ambiente e às pessoas, principalmente aos idosos e às crianças. Essa prática tão frequente em Rolândia, e tão pouco combatida, pode estar com os dias contados. 

Uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) discutiu a questão e a criação de uma lei municipal que responsabilize o proprietário do terreno em que ocorreu a queimada foi discutida. A polícia ambiental, a polícia militar, bombeiros, conselheiros e representantes do Meio Ambiente estiveram nessa reunião. A responsabilização do dono do terreno já acontece em Londrina, por exemplo, pois o proprietário é responsável pelo terreno e por tudo o que acontece nele. Se ocorrer uma queimada, a culpa será do dono e não de quem ateou fogo. Aliás, só pegou fogo porque o terreno tinha mato alto ou tinha mato seco, resultado da limpeza com veneno.

O que se tem visto em Rolândia, há muito tempo, são donos de terrenos deixando o mato crescer e depois um “fogo amigo” vem e limpa tudo. Se nenhum custo para o proprietário do terreno. Já para a população e para o meio ambiente…

A Câmara de Vereadores parece ter comprado a ideia e prometeu que enviará um anteprojeto com essa lei para o Executivo – é ele que deve propor tal lei de responsabilização dos donos dos terrenos em caso de queimada ou qualquer outro problema.

Se o projeto de lei vier do Executivo, o município de Rolândia irá dar um passo muito importante para o combate desse crime ambiental. As pessoas agradecem.

Um último assunto no editorial: leia a matéria dos Ecopontos e descubra o que fazer com aquele sofá velho que você tem em casa. Só não pode jogar em qualquer lugar.

Boa leitura e bons vídeos

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: