IPTU 2018: carnês a partir do dia 22

Ao todo, quase 30 mil carnês serão entregues aos rolandenses; primeira parcela ou pagamento único serão no dia 10 de abril

Publicado: 08/01/18 • 15h51
Atualizado em: 23/01/18 • 11h24

    Mais de 28,5 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 serão entregues aos rolandenses a partir do dia 22 de janeiro. A informação é da Secretaria Municipal de Finanças – ao todo, são 28.550 documentos: 21.189 residenciais e 7.361 terrenos. 

    A Secretaria também alerta que o pagamento da primeira parcela ou o pagamento em conta única pode ser feito no dia 10 de abril: o pagamento à vista tem 15% de desconto. Ainda de acordo com a Secretaria de Finanças, o IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. 

Reajuste
    O valor do imposto em 2018 teve um reajuste de 1,73%, equivalente à correção da inflação no período. O boleto do IPTU pode ser pago nas Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Correios e Internet Banking do Banco do Brasil. Para terrenos vazios, o contribuinte vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 55 referente à Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU do imóvel mais a Taxa de Combate a Incêndio (calculada de acordo com a metragem da área), mais Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área). 

Pagamento antecipado
   O contribuinte pode consultar o valor do IPTU e até, se preferir, pagar o boleto de modo antecipado. Para isto, basta acessar o link no site da Prefeitura (www.rolandia.pr.gov.br), clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê. Para diferenciação, o carnê do IPTU territorial é amarelo e o predial é azul. 

Carnê na prefeitura
   Quem desejar, também pode retirar o carnê na própria prefeitura, que já estão disponíveis no setor de Tributação. O contribuinte pode retirar no prédio da Prefeitura, munido do carnê do ano anterior. Para esclarecimentos, basta procurar o setor de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no prédio da Prefeitura, ou ligar no telefone 3255-8600.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.