Praça da Igreja Matriz se despede de seringueira

Árvore que estava no local há décadas começou a apodrecer há três anos e precisou ser cortada

Publicado: 07/02/18 • 18h26
Atualizado em: 14/02/18 • 11h16

    Desde a segunda (05), uma equipe da Sanetran está trabalhando no corte de uma seringueira na Praça da Igreja Matriz. De acordo com o pároco Monsenhor José Agius, o “padre Zé”, a árvore está “morrendo” há mais de três anos e, apesar dos esforços de agrônomos e técnicos da Universidade Estadual de Londrina que a examinaram, foi constatado que não é possível salvá-la do apodrecimento. “O que eu acho engraçado é que pessoas nunca perceberam que tinha árvore lá e foram perceber só agora que está sendo cortada”, afirmou o monsenhor.



   Padre Zé estima que a árvore tenha cerca de 50 anos, pois quando ele chegou em Rolândia, em 1961, a seringueira não estava no local. O JR foi até o museu municipal e viu uma foto de 1952 em que só havia casas no terreno ao lado da Igreja, que estava sendo construída. Ao lado da árvore que está sendo cortada, havia outra seringueira que também foi retirada há cerca de 10 anos. “Eram duas árvores iguais, a que está sendo cortada agora e a outra ‘irmã’ dela ao lado”, contou.

    O secretário de Serviços Públicos, Paulo Gaffo, afirmou ao JR que pediu para que se deixasse o tronco principal o mais alto possível. “Isso para que sejam plantadas trepadeiras e cipós no que restar do tronco da árvore, cuja raiz não será retirada”, afirmou Gaffo. As partes que foram cortadas somam cerca de 20 toneladas e serão levadas ao aterro sanitário de Rolândia. O corte da árvore suscitou muitos comentários nas redes sociais, a maioria lamentando o seu corte.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.