Ciclismo de Rolândia em peso na Volta do Futuro

Rolândia leva maior delegação da sua história para a competição nacional

Publicado: 09/02/18 • 22h46
Atualizado em: 14/02/18 • 10h30

A 12ª edição da Volta do Futuro receberá a maior delegação da história do ciclismo de Rolândia neste feriado de Carnaval em São Carlos (SP). É o sétimo ano que a equipe ciclística rolandense participa da Volta do Futuro, desta vez com dez atletas, mais o treinador e o motorista. As provas começam no domingo (11) e prosseguem na segunda (12) e terça (13). "É a competição mais importante do Brasil no estilo de volta ciclística", destacou o treinador da equipe rolandense, José Ricardo Moraes. "Lá estarão os melhores atletas do Brasil, olheiros e técnicos da seleção brasileira sempre vão lá para fazer uma avaliação e dali podem sair futuras convocações para competições pela seleção brasileira", ressaltou.

A primeira etapa da competição é uma prova de circuito, mais curta e rápida, que acontecerá na manhã de domingo (12). Durante a tarde, será realizada a segunda, que é a prova de contrarrelógio no mesmo circuito. A terceira é uma prova de estrada de 84 km. "É uma prova muito dura, com bastante subidas", contou o treinador. A última prova também é em circuito, porém, tem subidas mais difíceis. "Dependendo da categoria, os atletas vão ter que dar de cinco a dez voltas", revelou. "É uma somatória de pontos e de tempo, que a cada etapa tem o líder da prova em cada categoria", explicou Ricardo.

Na categoria Infanto-Juvenil (12 a 14 anos), Rolândia será representada por Ana Júlia Alves, Luana Ferreira, Sérgio Armacolo e Gabriel de Sá. Já na Juvenil (15 e 16 anos), os representantes são Vitória Rita e Gustavo Salin. Na categoria Júnior (17 e 18 anos), competem os rolandenses Verônica Lobato, Alexandre Pereira e Leonardo Back. Por fim, Karina Tatcheva é a rolandense na categoria Elite/Sub 23.

No ano passado, o grande destaque rolandense na competição foi Gustavo Salin. "Ele mudou de categoria, é o primeiro ano dele na categoria Juvenil, então ele vai entrar em uma categoria que já tem atletas que já tem um ou dois anos nela", disse o treinador. Na categoria Infanto-Juvenil feminina, Luana e Ana Júlia, medalhista no campeonato brasileiro de 2017 são as apostas rolandenses. "Elas são duas atletas novas, mas tiveram um bom desempenho no ano passado", afirmou. Na categoria Júnior, os destaques são Leonardo, que voltou a competir por Rolândia após uma temporada em Criciúma (SC) e Alexandre, medalhista brasileiro e campeão paranaense.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.