Um cheiro nada nobre no Nobre

Odor forte está afetando a saúde dos moradores, que buscam o poder público para ajudar a solucionar o problema

Publicado: 14/05/18 • 15h43
Atualizado em: 16/05/18 • 16h43

    Há pouco mais de um ano, um forte cheiro vem causando incômodo aos moradores na região do jardim Nobre. Anderson Gasparotto (37), que mora no bairro há 13 anos, descreveu a situação. “De forma rotineira, tem tido um cheiro muito forte, semelhante a piche, aparentemente algo derivado do petróleo”, relatou. Esse cheiro, segundo ele, é sentido na maioria dos dias, mesmo no final de semana e a noite, em todo o jardim Nobre. Há relatos de que o cheiro alcança até o jardim Cidade Nova, como contou o morador.

    A grande preocupação é que esse odor já está causando problemas de saúde, que podem se agravar. “Tanto incomoda o mau cheiro como os sintomas físicos que dá: as vias respiratórias ‘queimam’, dá náusea, dor de cabeça, tosse. As crianças e os idosos sofrem muito”, afirmou.

    Há vários relatos de pessoas que foram afetadas pelo problema. “Nas redes sociais como o Facebook tem muita gente reclamando, dizendo que está passando mal”, contou Anderson. Esses sintomas automaticamente aumentam a demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Não é simplesmente o mau cheiro, a gente se preocupa também com o que vai acontecer em médio e longo prazo em relação a problemas de saúde”, apontou.

    Anderson afirmou que um grupo de moradores está em contato com os vereadores Alex Santana (PSD) e João Ardigo (PSB) para averiguar o motivo e origem do incômodo. Os parlamentares inclusive comentaram o assunto na sessão da Câmara Municipal na segunda (07). “A gente quer que os outros vereadores também nos ajudem e provoquem o poder público para fazer algo por nós”, afirmou. O morador também relatou que já procurou a secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura no final de 2017 e também neste ano. “O cheiro ainda persiste, por uns dias melhorou, mas depois voltou de novo”, contou.

    Em seu pronunciamento durante a sessão, Santana relatou que no último fim de semana, várias pessoas reclamaram sobre o forte odor que estava no bairro.“O mau cheiro está cada vez pior, pois até os moradores dos bairros vizinhos estão incomodados com o cheiro exalado”, afirmou o parlamentar.

    De acordo com informações de moradores, uma empresa da região, estaria emitindo uma fumaça tóxica e com o cheiro muito forte, o que tem causado vários problemas como dores de cabeça e náuseas nas pessoas que moram mais próximas a essa empresa. “Peço que investiguem essa situação para tornar um problema de saúde pública”, ressaltou.


Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.