Desmatamento: área já era usada para plantações, afirma secretário

Denúncia sobre desmatamento em área próxima à avenida Contorno Sul mobilizou secretaria de Meio Ambiente

Publicado: 16/05/18 • 11h20
Atualizado em: 18/05/18 • 13h19

    A denúncia, nas redes sociais e também na própria prefeitura, de que uma área próxima ao final da avenida Itamaraty II, próxima da av. Contorno Sul, estaria sendo desmatada mobilizou a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Rolândia durante esta semana.

    As fotos do local mostravam uma abertura no mato e começaram a circular no final da semana passada nas redes sociais. Houve até uma confusão e boatos de que essa área seria na Mata do Suíço, outro local que tem levantado polêmica, e uma equipe do Meio Ambiente chegou a ir até à Mata. Constatou que as fotos seriam de outro ponto da cidade.

    “Fomos até o local e conversamos com o pessoal da empresa, que era a antiga dona daquele terreno, e nos foi relatado que aquela área é particular e que sempre foi usada para plantação”, explicou o secretário Luiz Antônio Soares ao JR. As imagens do Google Maps e as fotos mais antigas que a empresa possui mostram que a área denunciada tinha mato e não mata.

    Ainda de acordo com Soares, a pessoa que adquiriu o terreno com a empresa já plantava e depois veio a falecer. “A área ficou, de certo modo, abandonada, e agora uma pessoa arrendou a terra e está voltando a plantar de novo”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente. Luiz também irá apurar quem é o dono da área e quem é a pessoa que arrendou.

    Sobre a entrada feita na mata, Luiz afirmou que ela já existia e que o novo arrendatário deve ter tirado apenas o mato que cresceu durante esse tempo que a área ficou “abandonada”. O secretário também disse que qualquer pessoa pode verificar que nenhuma árvore foi arrancada nessa entrada “refeita”.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.