Baixo comparecimento no Mutirão do Idoso

Saúde planeja mudanças para trazer mais idosos nas próximas edições do evento

Publicado: 10/07/18 • 18h03
Atualizado em: 21/09/18 • 03h01

    Apesar da ampla divulgação, somente 120 idosos compareceram ao 1º Mutirão da Saúde do Idoso de Rolândia, realizado no último sábado (07) no Espaço Viva-Viva. A secretaria de Saúde explica o baixo comparecimento devido à dificuldade de locomoção. “A gente acredita que foi pela localização, porque a maioria desses 120 eram da área central”, explicou Josiele Bazoni Silva Cândido, coordenadora de programas da Saúde.

    O planejamento é que os próximos mutirões sejam realizados por localidade, abrangendo mais idosos e evitando um grande deslocamento. O próximo mutirão será feito no Jardim San Fernando, que será agendado nos próximos 60 dias. “Nós também trabalhamos junto às UBSs para que elas tivessem conhecimento de como é um mutirão. A partir de agora, eles conseguem planejar e nós, como gestão, damos apoio e suporte no que eles precisarem”, concluiu. Os idosos da Vila Oliveira também deverão ser contemplados com um mutirão em breve.

    O Mutirão ofereceu estações de atendimento ao idoso, com verificação de dados antropométricos, pressão arterial, teste de marcha, aplicação de instrumento de estratificação de risco. Além disso, serão realizadas orientações em saúde, como direitos dos idosos, uso de medicamentos na terceira idade, nutrição e envelhecimento, Infecções Sexualmente Transmissíveis em idosos, combate ao Aedes Aegypti, avaliação bucal, prevenção de quedas em idosos, maquiagem e fotos. Depois de passar por todas as estações, os idosos e idosas eram fotografados, os que desejassem – as mulheres tinham direito a serem maquiadas. As fotos foram para um Facebook: o SaudeJa Rolândia.

   
Números
    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2017, Rolândia contava com 7.148 idosos, destes 3.289 homens e 3.854 mulheres. A estatística ainda revelou que na época, nove rolandenses passavam dos cem anos: quatro homens e cinco mulheres. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.