Massuci participa de exposição “dos Franciscos” em Londrina

Museu Histórico reuniu cerca de 450 imagens de (São) Francisco de Assis – sete são do artista rolandense

Publicado: 08/08/18 • 10h38
Atualizado em: 19/08/18 • 18h33

    O artista plástico rolandense Edson Massuci está participando da exposição “Francisco de Assis: As várias faces de um santo homem”, que reúne cerca de 450 imagens do santo no Museu Histórico de Londrina. A exposição começou na última sexta-feira (03) e termina apenas no dia 07 de outubro.

    Massuci disponibilizou seis obras – cinco feitas em papel e cola e mais uma em tela de parabólica, feitas a partir de 2015 –, mas acabou tendo mais uma peça na exposição e só a descobriu e se lembrou dela quando chegou ao Museu. É um São Francisco feito há mais de 12 anos. “Agora lá na exposição encontrei mais uma que eu fiz, que pertence a uma senhora que trabalhava no Iapar”, contou Massuci, entre risos.

    O maior São Francisco do artista tem cerca de 1,20m e cinco das obras expostas de Massuci podem estão disponíveis para venda. “Tem uma que ainda está só no jornal e que eu coloquei ali na exposição exatamente para mostrar como ela é feita, só no papel mesmo. As outras estão finalizadas”, explicou o artista. O convite para integrar a exposição foi feito pela curadora da exposição, Angelita Marques Visalli, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    A curadora falou com a reportagem do JR e revelou que as obras reunidas para a exposição pertencem aos acervos de colecionadores e artistas e são dos mais variados materiais: gesso, palha, pedra, fibra de coco, entre outros. “A maior imagem do santo é feita de madeira e tem cerca de 1,40 metro. Já a menor obra tem somente 1 cm e é feita de cerâmica”, revelou a curadora.

    Angelita, que é historiadora, pesquisa iconografia franciscana, assim como o outro curador da exposição, André Luiz Marcondes Pelegrinelli. A professora contou que a exposição foi organizada por ser um critério que o colega deveria cumprir pelo recebimento de uma bolsa de estudos e pesquisa na Itália. “A ideia era bem básica, mas nos animamos em fazer algo maior e poder trazer uma reflexão a respeito das diferentes imagens do mesmo personagem”, ressaltou.

    Segundo a curadora, a exposição tem duas perspectivas básicas. “A primeira é pensar como se cria um retrato ou imagem de um personagem”, relatou Angelita. “A outra perspectiva tem a ver com a multiplicidade que existe especialmente no universo da cultura religiosa brasileira, de variedade com relação às formas de representação de São Francisco de Assis, algo que é muito particular a ele”, declarou.

    Os horários de visita são de terça a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, as visitas podem ser feitas das 13h30 às 17 horas. O Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900, no Centro de Londrina. O telefone para contato e mais informações é o (43) 3323-0082. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.