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Pratique o pós-venda – por Fábio Iwakura

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    Uma parcela significativa de nossos empresários trabalha exclusivamente com o objetivo de conquistar novos clientes. Mas há algo de errado nisso?

    Com certeza sim. Se priorizarmos a busca de novos consumidores, o que faremos com os nossos velhos clientes, aqueles que já conquistamos e que continuamente nos geram lucros? Será que estes clientes que nos prestigiam há tempos não merecem um tratamento diferenciado em relação aos potenciais clientes? Claro que sim.

    Infelizmente ainda existem empresas que pensam que o processo de venda acaba no momento em que a venda é efetuada. Na realidade, isso é apenas o início de um relacionamento. Empresas de sucesso sabem que necessitam cuidar do seu cliente, mantê-lo e fidelizá-lo para que exista uma segunda, terceira, quarta venda. 

    O pós-venda, quando voltado às reais necessidades do seu cliente, consegue mantê-lo altamente satisfeito. Faz com que esse mesmo cliente compre mais de você e de maneira mais freqüente. Provoca nele um sentimento de ligação, respeito e identificação com a sua organização. Possibilita que o seu cliente recomende a sua empresa a seus amigos e conhecidos. 

    Você pode desenvolver estratégias de pós-venda e relacionamento em seu negócio abrindo um canal de comunicação com o seu cliente, como um Serviço de Atendimento ao Consumidor. Aplicando pesquisas de satisfação com os seus fregueses, na busca de melhoria contínua. 

    Montando um banco de dados com informações de seus clientes, visando conhecê-los melhor e tratá-los de modo individual e personalizado. Oferecendo garantias reais e vantajosas para todos os produtos e serviços negociados. Desenvolvendo programas de benefícios contínuos e crescentes, semelhantes a programas de milhagem ou pontuação. Disponibilizando assistência técnica eficiente. Orientando o consumidor sobre o uso correto e seguro do produto. Enviando periodicamente informações sobre a sua empresa, seus novos produtos e serviços. Agradecendo cada vez que o cliente faz negócios com você.

    Estudos revelam que custa cinco vezes mais conquistar novos clientes a manter os já estabelecidos. Nem que seja para economizar, comece a praticar o pós-venda. Seus clientes agradecerão. Seus negócios também.

Fábio Iwakura é consultor empresarial, docente do ensino superior, diretor da Inteligência Consultoria e colunista do Jornal de Rolândia. Fale com ele pelo whatsapp 43 98404-0482.

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