Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Edição: 693 – sexta-feira, 17-08-18

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Editorial – Edição: 693...

    Olá, leitor e leitora do JR

    A verdade. A verdade. Conhecereis a verdade e ela o libertará. Quantos lados pode ter uma verdade? Agora temos uma pós-verdade, que é diferente da mentira. Quantas pessoas não são, ou melhor, se acham donas da verdade? Geralmente são as que mais mentem, mesmo sabendo que sabemos que ela está mentindo. Um jornal tem de trabalhar com a verdade, ou algo mais próximo dela possível.

    Vamos reproduzir aqui uma fábula africana que chegou até nós através do escritor africano José Eduardo Agualusa, nascido em Angola. Vamos tentar recontar:
  
    “Um macaco viu um peixe a se debater no lodo, à margem de um lago. Como não conhecia aquele animal, julgou que estivesse se afogando na pouca água daquele barro. Apesar do medo que tinha da água, era um macado bom, de bom coração e de boas atitudes.
Venceu o medo e pulou até o local em que o peixe se debatia. Agarrou o animal com força e o atirou bem longe da lagoa. O peixe começou a se debater mais ainda, por estar sem água alguma.
    O macaco, um bom sujeito, pensou: “Ele está mais feliz agora, com a minha boa ação”. E foi embora, pensando que tinha salvo o peixe.
    Aqui termina a fábula. No livro que li essa história, o protagonista conversava com um líder africano. Esse líder falou ao protagonista do romance: “Meu medo é que os próprios peixes comecem a pensar como o macaco”.

    Nesta edição, são 8 matérias com vídeos que podem ser assistidos através da Realidade Aumentada.

    Boa leitura nesta edição e bons vídeos.

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: