Pesquisar
Close this search box.

Kinesio Taping Bandagem – por Dra. Fernanda Balaben

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Kinesio Taping Bandagem –...
A Kinesio Taping é uma técnica de aplicação de bandagens (faixas elásticas) coloridas sobre a pele a fim de auxiliar no tratamento de lesões musculares e no alívio das dores. Desenvolvida na década de 70 por Kenso Kase, quiropraxista do Japão, a Kinesio Taping se manteve relativamente desconhecida até os jogos olímpicos de 2008 e só após esse período começou a ser amplamente utilizado em atletas e na população em geral.

Kenesio taping é uma bandagem terapêutica desenvolvida para facilitar o processo natural de cura do nosso corpo através de estímulos sensitivos e motores constantes na nossa pele. Esta bandagem mantém contatos com os mais profundos recptores que encontramos em nossa pele e com outros tecidos sensoriais como os músculos.

Os principais benefícios da técnica são: a diminuição da dor, melhora da circulação sanguínea e linfática, correção da função muscular, auxílio no recrutamento da musculatura lesionada, auxílio no reposicionamento de articulações subluxadas, diminuição das tensões das musculaturas debilitadas, aumento propriocpitivo e equilíbrio. Estes benefícios gerados pela aplicação da Kinesio Taping pode ser utilizado em bebês até pacientes idosos devido a segurança do método.

A aplicação da bandagem deve passar por uma criteriosa avaliação do fisioterapeuta sobre devidas necessidades do paciente. Um bom resultado na aplicação não dependerá somente da qualidade do material, mas também da correta de aplicação da técnica, pois se for feita de maneira inadequada além de não ter os benefícios desejados ainda poderá favorecer a lesões na região da aplicação da bandagem dependendo do tecido envolvido (tendão, ligamento, músculos, inervações etc), pois a tensão aplicada, o sentido e a posição corporal podem ser diferentes em cada caso. Portanto, a busca de um profissional que tenha a formação oficial no método é extremamente essencial.

Dra. Fernanda Balaben é graduada em Fisioterapaia (UNIFIL 2008), tem especialização em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela UNOPAR em 2010 e formação em Maitland, reconhecida pela Advanced Manual Theraphy Institute da Austrália. Atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o  (43) 3255-1717.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: