Pesquisar
Close this search box.

Vida nossa de cada dia nos dai hoje – A importância da Psicoterapia – Dr. Guilherme Poiani

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Vida nossa de cada...
Bem, vamos lá, eu não tenho dúvidas de que todas as pessoas no mundo vivem para fazer o melhor que podem com tudo o que a vida oferece. Mas vamos pensar com exemplos, aquele cara que ninguém consegue ficar muito tempo perto (o famoso chato), o marido que sente que não tem autoridade com seus filhos (e sofre em silêncio), aquela moça que vive inquieta e querendo que tudo fique rigorosamente no lugar, a esposa angustiada porque precisa exageradamente da atenção do marido, a família que superprotege os filhos e não consegue perceber que todos pagarão por isso mais cedo ou mais tarde, etc, etc, etc.

Desde o cara que não consegue controlar sua irritação até o cara que sente que a vida é uma maravilha (todos) tem algo em comum: todos fazem o melhor que podem com o que está ao seu alcance. Não importa qual seja o caso, a vida desgraçada ou a vida tranquila sempre serão construções: precisam de alicerce, paredes, telhado, acabamento, manutenção, reforma e, jamais, estarão plenamente finalizadas, exatamente como a vida de cada um de nós.

Tá, mas e daí? Como assim o melhor que eu posso fazer é o que me faz sofrer? Parece estranho e contraditório, mas é isso mesmo. Embora ninguém escolha sofrer, assim como ninguém escolhe ter dificuldades, porque as pessoas continuam fazendo as mesmas coisas que as prejudicam? Por que continuam repetindo os mesmos erros, produzindo as mesmas consequências desastrosas para si e para os outros? Por que não conseguem aliviar as tensões que aprenderam a sentir?

As pessoas precisam de acolhimento para aprender a lidar com as suas questões, precisam de chão para a construção de suas paredes, precisam de telhado para enfrentar toda dificuldade que possa haver. Chuva ou sol, tempestade ou brisa sempre haverá, mas como lidamos com eles será sempre um esforço pessoal, é o que conseguimos fazer, é também onde reside o trabalho que é construído em psicoterapia.
Guilherme Poiani é psicólogo clínico, especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental. Atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o  (43) 3255-1717.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: