Pesquisar
Close this search box.

Pico Paraná completa 75 anos de conquista

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Pico Paraná completa 75...
O Pico Paraná, montanha mais alta do Sul do Brasil (1.877 metros), completou no mês de julho 75 anos de conquista. Foi descoberto por Reinhard Maack e conquistado em 13 de julho de 1941 e até hoje faz parte do roteiro dos aficionados pelo montanhismo, atraindo aventureiros locais e de outros estados e países.

A região do Pico Paraná faz parte da Serra do Ibitiraquire, um conjunto de várias montanhas encravadas no trecho de floresta atlântica mais bem conservado do Brasil. Cerca de quatro mil hectares desse cenário foram transformados em Parque Estadual, gerenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), uma área entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul.

Ainda em julho o IAP instalará a base emergencial na entrada principal do Parque. “A base facilitará muito a orientação e o monitoramento da visitação pública na área e também o apoio aos trabalhos dos voluntários do parque”, disse Harvey F. Schlenker, gerente do parque.

No final de semana passado, o IAP e o Clube Paranaense de Montanhismo coordenaram mais uma ação de voluntariado no parque. Foi o 3º mutirão do ano, denominado pedrágio, de recuperação de trilhas e de instalação de sinalização no parque. Os mutirões contam ainda com apoio da Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, Federação de Montanhismo do Paranpa (Fepam) e do Ibama. Durante o pedrágio os voluntários carregam blocos de pedras montanha acima para serem usadas na melhoria das trilhas do parque.

O material, cerca de mil blocos de pedras, foi doado pelo município para a melhoria do parque. Os interessados em participarem do projeto de Voluntariado no Parque Estadual Pico Paraná devem procurar o Clube Paranaense de Montanhismo (www.cpm.org.br/pt/voluntariado-pico-parana/)

PARQUE ESTADUAL PICO DO PARANÁ – Como chegar – Pela BR 116, passando o posto Tio Doca, entra à direita na ponte do rio Tucum. Siga uns 6 quilômetros até a Fazenda Pico Paraná ou Fazenda Rio das Pedras, que estão no final da estrada e onde começa a trilha de acesso ao parque.
Telefone: (41) 3213-3776
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: