Pesquisar
Close this search box.

Deixe o cordão parar de pulsar – por Gesta Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Deixe o cordão parar...
O cordão umbilical é a parte que liga o bebê à placenta da mãe, e é por ele que passa o sangue com o oxigênio, e com os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do feto. Após o nascimento, até que o pulmão receba o ar e comece a funcionar, os bebês ainda recebem oxigênio pelo cordão.

Porém, o procedimento adotado pelos médicos até então é do corte/clampeamento imediato após o nascimento. Mas, estudos da National Childbirth Trust, Universidade do Sul da Flórida (EUA) que estuda a gestação e o nascimento, provaram que o clampeamento tardio do cordão umbilical traz benefícios ao bebê.

Os estudos mostram que cortar o cordão umbilical só quando ele parar de pulsar entre dois a cinco minutos após o nascimento permite que o bebê tenha transferência de células-tronco. Além disso, reduz a incidência de hemorragia e diminui a necessidade de transfusões de sangue no futuro. 

Segundo os pesquisadores, o corte/clampeamento imediato impede que cerca de 100 ml de sangue da placenta fique no corpo do bebê, quantidade equivalente a um terço de todo o corpo. A consequência imediata é o risco de o recém-nascido desenvolver anemia, porque, nesse período, ele consegue receber todo o sangue da placenta com ferro. A anemia, no recém-nascido pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro e da sua capacidade cognitiva.

Mas, os resultados não são apenas imediatos. O mesmo estudo indicou que pessoas que tiveram o cordão umbilical cortado imediatamente tiveram maior propensão ao desenvolvimento de anemia na vida adulta.

Gesta Rolândia
Os encontros acontecem uma vez por mês, todo o terceiro sábado, e são gratuitos! Curta e nos acompanhe em nossa Fanpange Gesta Rolândia. O encontro acontece na biblioteca Cidadã Michael Traumann (Rua Antônio Campaner, 1000 – Domingos Neves). 
Venha se informar para que essa experiência do nascimento seja transformadora e respeitosa como você merece! 
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: