Pesquisar
Close this search box.

UBSs de Rolândia com hortas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. UBSs de Rolândia com...
O projeto “Horta e Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde, já está presente em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Rolândia. “O projeto se iniciou há cerca de 45 dias na UBS do Tomie Nagatani”, relembra Rafael Dias, diretor da Vigilância em Saúde. Depois, as hortas foram para a UBS do Parigot de Souza e agora estão sendo feitas no posto de Saúde do Conjunto San Fernando. 

De acordo com o diretor, a ação visa a interação entre Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a comunidade do entorno. “O projeto mobiliza a comunidade local e provoca interação entre os agentes e a comunidade e entre os próprios agentes”, relata Dias. Segundo o diretor, os agentes aproveitam o cultivo das hortas e orientam as pessoas que participam do projeto sobre doenças, cuidados e precauções, em um ambiente mais tranquilo.

As hortas são cultivadas dentro de pneus velhos, o que auxilia na destinação correta deste material inservível, que são pintados para receber mudas de salsinha, cebolinha, rúcula, alface, couve… A própria comunidade é quem consome esses produtos, orgânicos, sem nenhum agrotóxico. “A ideia é expandir o projeto Horta e Saúde para todas as Unidades Básicas de Saúde do município”, revelou Rafael Dias. Rolândia conta hoje com 9 UBSs desde a inauguração do posto do Tomie Nagatani. 
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: