Pesquisar
Close this search box.

Horta na UBS do San Fernando

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Horta na UBS do...
O projeto da horta na Unidade Básica de Saúde do San Fernando, em Rolândia, começou há cerca de dois meses, por iniciativa da própria equipe do local. “Fizemos uma vaquinha aqui no posto e compramos as mudas”, conta Eva Aparecida Prenzler, agente de saúde da unidade. Segundo Eva, cerca de 20 funcionários, entre Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e outros, se envolveram no projeto. “A horta é para o bem da população, para incentivar os pacientes a terem horta em suas casas”.

A agente deixa claro que a ideia é da equipe da UBS do San Fernando e que todos colaboram, colocando a mão na massa, ou melhor, na terra. “Não faço nada sozinha”, afirma. A equipe se reveza no plantio e na hora de regar as mudas de alface, couve, salsinha, cebolinha, rúcula e ervas medicinais – que devem dar colheita nos próximos meses.

Outra ideia dos funcionários foi fazer um jardim na entrada da unidade, que está sendo decorado aos poucos, mas já chama a atenção de quem passa. Do outro lado haverá outra horta, futuramente. De acordo com a equipe, os pacientes do posto têm comentado sobre a iniciativa. “Aceitamos ajuda dos pacientes para vir aqui regar a horta”, afirmam os colaboradores. Quem quiser, basta se voluntariar no próprio postinho.

As plantas que brotarem na horta serão para consumo próprio dos funcionários da UBS, que também pensam em compartilhar com os pacientes mais necessitados. As mudas são plantadas dentro de pneus usados. O projeto está se estendendo para outras UBSs.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: