Pesquisar
Close this search box.

Saúde promove atividade da Semana do Aleitamento Materno

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde promove atividade da...
A Secretaria de Saúde de Rolândia promoveu uma atividade sobre a Semana do Aleitamento Materno, na sexta-feira (05), das 8h às 12h, no Calçadão do Centro. A ação foi em conjunto com a Atenção Primária e Educação Permanente – órgãos da Secretaria – e teve por objetivo levar informações sobre o aleitamento materno às mães rolandenses.

Sueli Woehl Cardoso, coordenadora dos programas de atenção primária, relata que a Organização Mundial de Saúde marca o período entre os dias 1 e 7 de agosto como a Semana do Aleitamento Materno. Segundo Suely, as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município coletaram dados com as mães que amamentam e as fotografaram – com autorização – junto aos bebês. “Montamos um mural de fotografias no Calçadão”. Foram mais de 50 fotografias, que foram devolvidas para as Unidades, onde serão expostas em biombos. Na ação, a Secretaria também divulgou um poema cedido anonimamente pela UBS Central. “Foi bem interessante, as mães participaram bastante”.

Além das fotos expostas, a equipe de profissionais presentes orientou as mães que transitavam pelo local sobre as técnicas corretas de amamentação e higiene bucal dos bebês. Além de Suely, participaram da atividade Maria Fátima do Carmo, Pompéia Starling Barcellos (ambas da UBS da Vila Oliveira), Izilda Frois, Vânia Bomfim, Priscila Ignácio (Secretaria de Saúde) e Edna Midori (posto de coleta de leite materno).

Suely conta que visita as puérperas do São Rafael semanalmente, ensinando como amamentar e como fazer a ordenha de leite. Outras atividades, como palestras sobre aleitamento materno para gestantes nas UBSs, são realizadas durante o ano todo. “Trabalhamos com aleitamento materno durante o ano todo, porque é um ciclo de vida”.
As mães que não podem amamentar recebem leite do posto de coleta de leite materno de Rolândia para dar a seus bebês. O posto fica no Centro de Especialidades. Segundo a coordenadora da atenção primária, essas atividades contribuíram para o aumento do número de mães que amamentam no peito. 

Suely reforça que o leite materno tem todos os nutrientes de que a criança necessita, servindo como imunização contra várias patologias. Outro benefício para a saúde do bebê são os movimentos feitos para sugar o leite do peito, que trabalham todos os músculos da face, evitando futuros problemas bucais e respiratórios. “O aleitamento materno é importante porque é vida e saúde”, afirma Suely.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as crianças se alimentem exclusivamente do leite materno até os 6 meses de idade. Após esse período, devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno até completarem, pelo menos, 2 anos. 




Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: