Pesquisar
Close this search box.

Dia dos Povos Indígenas é celebrado em colégio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Dia dos Povos Indígenas...
A Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Souza Naves, em Rolândia, promoveu uma atividade para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que foi na terça-feira (09).

No pátio da escola foi montado um protótipo com o desenho de dois indígenas, com um espaço no lugar das faces, para que os alunos pudessem colocar seus rostos no lugar e fotografar. A criação do painel tem por objetivo desenvolver, de forma lúdica, a consciência e o respeito dos alunos sobre a importância dos povos indígenas no mundo.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, para promover o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que necessitam da garantia de direitos.
A população indígena mundial é estimada em cerca de 370 milhões de pessoas (aproximadamente 5% da população), segundo dados da ONU. Esses cidadãos fazem parte de um terço da população pobre, sem recursos e com seus direitos humanos ameaçados por doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida e ameaças territoriais.

A ONU aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas no dia 07 de setembro de 2007, documento que reafirma os direitos básicos da população indígena mundial. Entretanto, muitos desses direitos são ignorados pelos Estados. 

Brasil – A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil indígenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias, das quais a maior é a Tikúna, com 6,8% da população indígena. 

Também foram reconhecidas 274 línguas. Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: