Desfile da Independência terá cerca de 1,5 mil participantes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Desfile da Independência terá...
Cerca de 1500 pessoas desfilarão neste dia 7 de setembro, em Rolândia – data que marca a Independência do Brasil. A estimativa é da Secretaria Municipal de Educação. Sidnei Campaner Muxel, coordenadora de Educação Física da Secretaria e organizadora do desfile, conta que as 12 escolas municipais e os 9 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) percorrerão a Avenida Interventor Manoel Ribas, em um trajeto que começa na rotatória dos Correios e termina na rotatória próxima à Lanchonete Maruishi. “O desfile começa às 9h. A concentração será às 8h30, em frente aos Correios”.

Segundo Sidnei, além dos alunos da rede municipal de ensino, está confirmada a participação do Corpo de Bombeiros, 15° Batalhão de Polícia Militar, Grupo dos Desbravadores, Secretaria de Saúde, Grupo Cosplay, Secretaria de Esportes, Colégio Estadual Padre José Herions, UMADER (União da Mocidade da Assembleia de Deus), loja Texas 10, Rancho Nossa Senhora Aparecida, Grupo Fazendo Poeira, Grupo de Escoteiros Guarani, grupos folclóricos do município (cultura alemã, japonesa e afro descendente), integrantes de grupos de capoeira e proprietários de carros antigos. 

Rosilene Moreira, secretária de Educação, relata que cada escola mostrará à comunidade projetos desenvolvidos com os alunos – o objetivo principal do desfile é resgatar o civismo e a importância de relembrar a Independência do Brasil. “Eu entendo que as crianças precisam compreender o que é o civismo, para não serem adultos que não respeitam os símbolos nacionais. Não podemos deixar perder o que temos de Cultura”, ressalta.

Durante o mês de agosto, as professoras trabalharam com as crianças os símbolos nacionais – hino, bandeira – e história e começaram os preparativos, sempre com a ajuda dos pequenos. “Aquilo que os alunos levam para a rua é fruto do trabalho das crianças e dos professores, dentro dos projetos nas escolas”, afirma Rosilene.
Segundo a Secretaria de Educação, ainda há tempo para as entidades e lojas que queiram participar. “É só procurar a Secretaria de Educação e confirmar a presença”, afirma Sidnei. A Secretaria Municipal de Educação fica no 4° andar do prédio do Banco do Brasil. Telefones: (43) 3906 1072 e 3906 1095.

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: