Pesquisar
Close this search box.

Saúde promove aulas de capacitação para realização de testes rápidos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde promove aulas de...
A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia promoveu, entre quarta (31) e sexta-feira (02), aulas de capacitação para realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, com enfermeiros e auxiliares de enfermagem de Rolândia e municípios da microrregião. A capacitação foi entre as 8h e 14h na Faculdade Paranaense – FACCAR.

Marcelo Marques Ferreira, gerente de Vigilância em Saúde, conta que foram 12 participantes de Rolândia e oito dos demais municípios. Segundo ele, o objetivo é promover a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças. Os testes rápidos são feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rolândia, no Centro de Especialidade e no Hospital São Rafael. “O teste é feito por enfermeiros e auxiliares de enfermagem, desde que capacitados”, explica Ferreira. 

A capacitação foi feita por Luiz Toshio Ueda, coordenador regional de DST e AIDS da 17ª Regional de Saúde de Londrina em parceria com a Secretaria de Saúde de Rolândia, com Ferreira. Na quarta-feira (31), os participantes receberam informações teóricas sobre as doenças. Na quinta (01), os palestrantes deram aconselhamento sobre como conversar com o paciente, na hora de comunicar o resultado dos testes. Na sexta (02), os participantes aprenderam na prática como fazer os exames. 

Ueda relata que os testes rápidos estão disponíveis no SUS desde 2008 e vem sendo aprimorados tecnicamente e em qualidade. “Queremos que todos os municípios tenham acesso aos exames diagnósticos”, afirma. O coordenador ressalta que os profissionais de saúde devem estar aptos a oferecer informações, realizar os testes e comunicar os resultados aos pacientes. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances no tratamento.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: