Pesquisar
Close this search box.

Ambiente faz descarte de lâmpadas fluorescentes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Ambiente faz descarte de...
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente começou a recolher, no final do mês passado, as lâmpadas fluorescentes armazenadas no pátio da Prefeitura de Rolândia. Paulo Gripp, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, relata que havia aproximadamente 55 mil lâmpadas acumuladas no local.

Segundo Gripp, em mais dois transportes, o pátio estará limpo. O secretário conta que há cerca de 8 anos esse material não era retirado e já estava se tornando perigoso para a mobilidade de funcionários da Prefeitura, máquinas e veículos dentro do pátio, por conter materiais como mercúrio, nocivo ao ser humano.

A Secretaria de Meio Ambiente fez uma parceria com uma empresa de São Paulo, que possui certificação ambiental e vem retirando o material gradativamente. A parceria, de acordo com Gripp, é para o recolhimento e descarte adequado das lâmpadas, sem custo algum para o município. 

Em orçamentos feitos com diversas empresas, o custo para o recolhimento girava em torno de 60 a 80 reais por lâmpada. “Fizemos uma parceria dentro da legislação, dentro das normas, estamos economizando ao invés de tirar dinheiro do poder público para aplicação nesse meio, desnecessário no momento”, esclarece Gripp.

Segundo o secretário, a capacidade de reaproveitamento do vidro é de até 98%. O mais complexo no descarte é a retirada dos metais e do mercúrio, produto perigoso, que pode causar câncer se manipulado ou ingerido pelo ser humano. “A quantidade de lâmpadas estava se tornando preocupante para o município”.

Recolhimento
Qualquer cidadão que tenha lâmpadas queimadas em casa pode entregá-las no pátio da prefeitura. Empresas e comércios, que tenham uma grande quantidade do material, ganharão uma muda de árvore para plantar, colaborando com o plano de arborização do município.. 
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: