Pesquisar
Close this search box.

As eleições em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. As eleições em Rolândia

O chefe do Cartório Eleitoral de Rolândia, Mário Bannwart, explicou como será o processo que elegerá o novo prefeito da cidade, no dia 06 de dezembro. “O período de convenções começou nesta segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23). O último dia para registro de candidatura dos partidos, para apresentar os candidatos a prefeito e vice é dia 26 de outubro (segunda)”, afirmou.

A partir do dia 26, o Cartório Eleitoral ficará aberto todos os dias, sem recesso nos fins de semana e feriados, para solucionar rapidamente os contratempos que possam surgir durante o processo e atender aos partidos.

Segundo o chefe do Cartório, a campanha eleitoral segue as regras de uma eleição normal. Os candidatos irão dispor dos meios de comunicação locais para fazer suas propagandas. “Após a candidatura vai ter a distribuição do horário eleitoral”, relata.

Mesários

O chefe do cartório conta que a convocação dos mesários já começou. O fórum eleitoral está distribuindo as cartinhas. Como o processo eleitoral será em um prazo curto e não haverá tempo para treinamento, os mesários serão os mesmo da eleição anterior. “A gente conta com a colaboração de todos eles. Sem a população não tem como realizar uma eleição”, reconhece.

“No domingo (06) é o dia da eleição. Vamos fazer tudo para que seja um processo rápido”, afirma Mário. Após a eleição e a apuração dos votos, o candidato tem até o dia 11 de dezembro para prestar contas à Justiça Eleitoral.

O prazo final para diplomação é dia 25 de dezembro, mas, segundo o chefe do Cartório, poderá ser antecipado, conforme o andamento do processo. Após a diplomação, os eleitos serão empossados. “Queremos que o município tenha o mandato legitimado o mais rápido possível”.

Quem pode votar

Mário explica que poderão votar os eleitores que regularizaram a sua situação antes do dia 08 de julho de 2015. “De acordo com a lei, o cadastro encerra 150 dias antes da eleição. Temos que respeitar esse prazo”. Os eleitores que não estiverem em Rolândia no dia da eleição deverão fazer a justificativa. Quem estiver dentro do território nacional pode procurar o cartório eleitoral de qualquer cidade dentro de 60 dias após a eleição. Quem estiver no exterior deve procurar o cartório até 30 dias após o retorno ao território nacional. Quem procurar o cartório após o prazo terá que pagar multa.

Atualmente 45135 eleitores votam em Rolândia. O prefeito que assumir ficará no cargo até o dia 31 de dezembro de 2016 e poderá concorrer normalmente na próxima eleição.
 

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: