Pesquisar
Close this search box.

Hemorroidas – por Dr. Afonso Murad Filho

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Hemorroidas – por Dr....
Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Causas – Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre; Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdome;  Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais; Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus; Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorroidas sem que haja precedentes familiares; Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos; Sexo anal: pode produzir fissuras na região muito vascularizada.

Sintomas – Coceira provocada por inchaço das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas; Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico); Dor ou ardor durante ou após a evacuação; Saliência palpável no ânus.

Tratamento – a) Tópico ou local, com pomadas e supositórios; b) Cirúrgico (hemorroidectomia), isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia; c) Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Recomendações – Evite o papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação. Lave a região anal e seque com toalha de algodão; Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras e frutas frescas; Beba muito líquido, porém evite as bebidas alcoólicas; Respeite a necessidade de evacuar.
Dr. Afonso Murad Filho é clínico geral, proctologista e cuida de doenças do aparelho digestivo. Ele atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o (43) 3255-1717
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: