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Estamos planejando obras e melhorias que vão promover avanço no trânsito de Rolândia

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Cidades de todo mundo estão discutindo e implantando projetos para melhoria do trânsito.  Nesse curto período à frente da Prefeitura sentimos que há necessidade de promover algumas mudanças no trânsito.  Estamos discutindo alternativas para implantar em nossa próxima gestão.  

Em 2014, o Ministério das Cidades aprovou um Manual de Mobilidade Urbana, justamente para orientar prefeitos e técnicos.  Esse estudo contempla quatro ações: apoio às propostas de sistemas de transporte público coletivo urbano, sistemas de transporte não motorizado, elaboração de planos e projetos de Sistemas de transporte público coletivo urbano e apoio a medidas de moderação de tráfego.

Obviamente que vamos considerar essas diretrizes do Programa de Mobilidade Urbana, porém, o objetivo é o de elaborar um estudo que culminará com projetos que serão adaptados para atender a realidade do trânsito de nossa cidade. Por exemplo, quando da criação da Guarda Municipal, pensamos em criar uma estrutura conjunta específica para cuidar de todos os assuntos referentes ao trânsito.  Essa medida dará ao município capacidade e condições de gerenciar todos os temas ligados a mobilidade. 

Temos ouvido dos nossos comerciantes uma reivindicação recorrente pedindo que seja criado alguma alternativa para ocorrer um maior número de veículos nos estacionamentos das avenidas e ruas da área central da cidade. Por isso, estamos pensando em implantar o estacionamento rápido de 15 minutos com pisca alerta em algumas vagas. Esse tipo de serviço vai ser administrado por essa equipe ligada à Guarda Municipal. 

No plano de mobilidade urbana estamos prevendo novas vias estruturais que irão melhorar o fluxo viário.  Entre essas novidades estão:
1-  Rotatória PR-170 e entrada para os novos conjuntos (Perazolo, Francischini, Tomie e Aida);
2- Rotatória na Igreja da Ressureição/JBS e vias marginais até Ceboleiro e Eurofral;
3- Construção de Passarela defronte a cruzamento da JBS;
4- Construção da marginal na saída para Londrina (Av.Hungria) até a Selmi;
5- Rotatória saída para Londrina na altura do Posto Via-Sul;
6- Acesso Londrina/Rolândia via Jardim Arnaldo Busato (reforma da rotatória);
7- Revitalização do Kartódromo e acesso entre Vila Oliveira/Av. Ailton Rodrigues e Rua D. Pedro (Faccar);
8 – Via de acesso ao novo cemitério;
9 – Retirada do Pátio de manobras da linha férrea;
10- Transformação da Pr-170 até São Martinho em Zona de Interesse Turístico (ZIT);
11- Confecção do novo Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana que irão planejar a cidade para os próximos 20 anos;
12- Ligação por avenida dos bairros Kasatu Maru e Jardim Nobre;
13 – Ligação por avenida entre os novos conjuntos (Perazolo, Aida, Francischini e Tomie) ao centro da cidade cruzando o Contorno Norte por trincheira, passando pelo novo cemitério e chegando até a rua Europa;
14 – Ligação por avenida entre os bairros São Fernando/Padre Ângelo/Itália e o centro da cidade pela região do Jardim Terezópolis, evitando assim a Av. Presidente Vargas.

Com esses estudos técnicos, estamos pensando e planejando obras e melhorias que vão impactar, positivamente, na melhoria do trânsito e da mobilidade de nossa cidade. Tudo vai refletir em deslocamentos mais rápidos e também mais seguros.  Vejam que são projetos ousados. Muitos sequer foram mencionados por outros prefeitos.  Ainda que por falta de recursos não tenhamos condições de concluir todas essas obras, mas deixaremos pronto os projetos para que os futuros possam seguir essa mesma linha. Mas para que possamos executar esses projetos, precisamos do apoio dos nossos eleitores.  Acreditamos que juntos podemos promover um grande avanço nos próximos quatro anos. Esse é o meu compromisso!
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