Pesquisar
Close this search box.

Geração de mídias, carga e lacre das urnas começa neste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Geração de mídias, carga...

   O Cartório Eleitoral de Rolândia inicia neste sábado (24), a partir das 9 horas, os procedimentos de geração de mídias, carga e lacre das 170 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições municipais de 2016. De acordo com o chefe do Cartório, Mário Bannwart, o serviço será executado por 8 pessoas e deve terminar apenas no domingo (25). “O procedimento de carga leva cerca de 15 minutos em cada urna, por causa da quantidade de informação que será colocada nela”, afirmou Bannwart.

   Inicialmente, pela manhã serão geradas as mídias, o que deve terminar próximo do meio-dia. “Depois disso, daremos carga em cada urna”, ressaltou. O chefe do Cartório de Rolândia explica que dar carga significa transferir para as urnas os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores.

  Em seguida, os técnicos fazem os testes de funcionamento da urna, como a verificação do som, impressora, teclado e micro-terminal. Após essa fase, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral, promotor eleitoral e pelos presidentes de partidos que estiverem presentes. “Todo esse processo pode ser acompanhado por qualquer pessoa, basta vir até o Cartório”, convida Bannwart.

   Os técnicos executam todos os procedimentos com atenção redobrada: é um serviço criterioso e de fundamental importância porque não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição.

Distribuição

   O chefe do Cartório revelou que a distribuição das 135 urnas começa na quinta-feira (29) pelos Correios. “As urnas serão levadas para as escolas e locais de votação e deixadas lá. No sábado de manhã, o pessoal do Cartório via em cada local montar as urnas para deixar tudo pronto para as eleições do domingo”, afirmou. No Cartório, ficam 35 urnas de contingência (reserva), se acaso alguma coisa acontecer com alguma delas na seção. “Sempre temos uma média de 4 a 5 urnas com problemas e que precisam ser trocadas. Esperamos que isso não ocorra neste ano”, salientou Bannwart.

   Essa será a primeira eleição que Rolândia será zona eleitoral única, já que Pitangueiras passou a pertencer, eleitoralmente, ao município de Astorga. Em Rolândia, são 17 locais de votação.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: