Pesquisar
Close this search box.

Índios Kaingang podem mostrar sua cultura na região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Índios Kaingang podem mostrar...
Os indígenas da Reserva Indígena Kaingang do Apucaraninha tem feito apresentações folclóricas na região. Em troca, eles pedem apenas ajuda de custo e alimentação. A reserva do Apucaraninha fica no município de Tamarana (PR).

No mês passado, os Kaingang se apresentaram no 1° Festival Folclórico, organizado pelo Grupo Alemão Rotkappen, em Rolândia. Israel Kawh Ru Marcolino, 36 anos, coordenador da reserva, falou com a reportagem do JR sobre a apresentação. “Eu estou muito feliz por esse convite que eles fizeram para nós. Eu quero que eles preservem mais, como nós estamos preservando, porque falam muito da gente, mas não dão valor na nossa cultura. Vamos tentar resgatar nossa cultura indígena, como nossos irmãos holandeses, japoneses, alemães”.

Os indígenas fizeram duas apresentações – a primeira, intitulada “Dança da pedrinha e dança da sombra”, conta uma história de amor que, segundo Israel, aconteceu há muito tempo e vem sendo contada por gerações, até hoje. “Isso é muito importante para nós. Como Kaingang, estamos resgatando a nossa cultura, mostrando para o não índio”, afirmou o coordenador. Israel relatou que existem vários cânticos indígenas, que são passados de geração a geração e preservado pela etnia.

A outra apresentação foi da música “Sol nascente e sol que se põe”, que, de acordo com Israel, registra os sentimentos da alma humana diante dos fenômenos naturais. “Porque Deus amou o ser humano, o que Deus fez para os índios e a preservação da natureza”, explica.

O indígena parabenizou os demais grupos que participaram do Festival. “Eu quero dizer que quero que permaneçam, porque foi muito boa essa apresentação. Quero dizer a todos que Deus abençoe, que continue firme”. As instituições que quiserem ver uma apresentação dos Kaingang podem entrar em contato com a tribo pelos telefones (44) 9653-5175 e (44) 9655-1327. Além das apresentações folclóricas, os indígenas também podem levar comidas típicas da cultura indígena.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: