Detran-PR orienta sobre uso seguro da bicicleta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Detran-PR orienta sobre uso...

O Paraná possui a terceira maior frota do País, com 6,6 milhões de veículos. Em meio aos carros, motocicletas, ônibus e caminhões, o uso de bicicletas só aumenta. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) orienta sobre como usar a bicicleta de forma adequada e respeitando as leis do trânsito e cita experiências de quem adotou o pedal como meio de transporte.

“O carro costuma ser usado por grande parte das pessoas devido o conforto e segurança. No entanto, podemos encontrar um novo estilo de vida quando deixamos o carro na garagem e utilizamos formas alternativas de deslocamento, como transporte público, bicicleta ou mesmo caminhada”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Entre as atitudes que devem ser adotadas pelo ciclista estão o uso equipamentos obrigatórios, como a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O uso do capacete, embora não seja obrigatório pelo CTB, é extremamente recomendado.

Respeitar a distância mínima de 1,5 metro do ciclista é apenas uma das atribuições dos motoristas. Com o objetivo de orientar o cidadão, a coordenadoria de Educação para o trânsito do Detran entrega, durante as ações contínuas que realiza, uma cartilha que orienta sobre o respeito mútuo que deve existir entre ciclistas e motoristas.

PREVENÇÃO – O Detran Paraná foi pioneiro no país na implantação de questões obrigatórias sobre ciclistas na prova teórica para primeira habilitação. Com isso, das 30 questões que compõem o exame, pelo menos uma será diretamente relacionada ao tema.

Nos cursos de reciclagens, ministrados para condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso, cartilhas sobre ciclistas são material de apoio e testes aplicados ao fim de cada módulo abordam o tema.

Fonte: Detran Paraná

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: