Pesquisar
Close this search box.

Saúde e ACIR de Rolândia iniciam ações “Rosa”

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde e ACIR de...
A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia deu início às ações alusivas ao Outubro Rosa nesta semana. Sueli Woehr Cardoso, coordenadora da atenção primária da Secretaria, conta que a campanha é voltada à prevenção do câncer do colo de útero e de mama. “Esse ano inovamos bastante nossas ações. A gente tenta abranger mais coisas”, afirma Sueli.

O primeiro evento do mês foi realizado ontem (06) à tarde, no Centro de Convivência de Idosos (CCI), em parceria com a Secretaria de Assistência Social. As mulheres presentes assistiram a uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, com profissionais das duas secretarias. “O público alvo desse mês são as mulheres”, explica Sueli.

Neste sábado (08), profissionais da Secretaria de Saúde se unem às mulheres do núcleo da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) para um evento na Praça Castelo Branco, das 9h às 13h. As mulheres que trabalham no comércio e empresas e as demais mulheres que por ali passarem receberão atendimento. Segundo Sueli, haverá aferição de pressão, distribuição de folders explicativos sobre o movimento Outubro Rosa e as profissionais irão explicar como deve ser feito o auto-exame da mama, procedimento importante para detectar possíveis alterações.

Preventivo 
A Secretaria de Saúde oferecerá coleta de preventivo das 8h às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) central. As recomendações para as mulheres dispostas a realizar o exame são: levar o cartão SUS e CPF, não fazer uso de pomadas e creme vaginal e não ter relações sexuais na noite anterior. Sueli ressalta que o objetivo dessa parceria com a ACIR é possibilitar que as mulheres que trabalham no sábado possam realizar o exame durante o horário de serviço e retornem ao trabalho. “Durante a semana elas teriam que ir até a UBS e marcar um dia para fazer o exame.”
Também serão distribuídos panfletos de orientação para quem queira fazer o teste rápido de sífilis, segunda-feira (10), das 8h às 16h, no Centro de Especialidades.

Outras palestras serão feitas no CCI durante este mês e mulheres de qualquer idade podem participar. Na próxima quinta-feira (13), o tema será primeiros socorros e haverá uma atividade dinâmica com o educador físico da Secretaria de Saúde. No dia 20, a palestra será sobre violência contra a mulher, com a presença do delegado de Rolândia. A última palestra, no dia 27, abordará o tema central do Outubro Rosa, que é a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

As mulheres com mais de 40 anos, junto ao preventivo, devem fazer mamografia. O exame é agendado e demora um pouco mais para ficar pronto. Mulheres abaixo dos 40 anos são encaminhadas para mamografia caso haja alterações no exame clínico das mamas. Sueli explica que o auto-exame das mamas deve ser feito, pelo menos, uma vez por mês. Caso a mulher perceba algum tipo de alteração deve procurar uma UBS para consulta com profissionais. 

Sueli relembra que as Unidades de Saúde têm profissionais capacitados, que agendam consultas e exames preventivos todos os dias. Não há desculpa para as mulheres não cuidarem da saúde.  Dentro da parceria com a ACIR, as empresas podem solicitar que profissionais da Secretaria de Saúde realizem palestras sobre o Outubro Rosa, pelo telefone (43) 3906 1006, falar com Sueli.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: