Pesquisar
Close this search box.

Outubro Rosa já começou

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Outubro Rosa já começou

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e o Núcleo da Mulher Empresária promoveram ações para as mulheres, todas alusivas ao Outubro Rosa, na praça Castelo Branco, no sábado (08). As ações começaram às 09 horas e só terminaram às 13 horas. Sueli Woehr Cardoso, coordenadora da atenção primária da Secretaria, conta que a campanha é voltada à prevenção do câncer do colo de útero e de mama. “Esse ano inovamos bastante nossas ações. A gente tenta abranger mais coisas”, afirma Sueli.

As mulheres que trabalham no comércio e empresas e as demais mulheres que por ali passaram receberam atendimento. Na praça, houve aferição de pressão, distribuição de folders explicativos sobre o movimento Outubro Rosa, explicação sobre como deve ser feito o auto-exame da mama, procedimento importante para detectar possíveis alterações. Também participaram do evento profissionais de odontologia, estagiárias da Inesul, agentes de saúde, doutores da alegria e profissionais da Labormed e Biofórmula.

A Secretaria de Saúde ofereceu coleta de preventivo em todas as UBSs. Sueli ressalta que o objetivo dessa parceria com a ACIR foi possibilitar que as mulheres que trabalham no sábado pudessem realizar o exame durante o horário de serviço e retornar ao trabalho, sem descontos. “Durante a semana elas teriam que ir até a UBS e marcar um dia para fazer o exame.”

Outras palestras serão feitas no CCI durante este mês e mulheres de qualquer idade podem participar. Ontem (13), o 
tema foi primeiros socorros e houve uma atividade dinâmica com o educador físico da Secretaria de Saúde. Na próxima quinta-feira (20), a palestra será sobre violência contra a mulher, com a presença do delegado de Rolândia. A última palestra, no dia 27, abordará o tema central do Outubro Rosa, que é a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

As mulheres com mais de 40 anos, junto ao preventivo, devem fazer mamografia. O exame é agendado e demora um pouco mais para ficar pronto. Mulheres abaixo dos 40 anos são encaminhadas para mamografia caso haja alterações no exame clínico das mamas. Sueli explica que o auto-exame das mamas deve ser feito, pelo menos, uma vez por mês. Caso a mulher perceba algum tipo de alteração deve procurar uma UBS para consulta com profissionais.
Sueli relembra que as Unidades de Saúde têm profissionais capacitados, que agendam consultas e exames preventivos todos os dias. Não há desculpa para as mulheres não cuidarem da saúde.

Dentro da parceria com a ACIR, as empresas podem solicitar que profissionais da Secretaria de Saúde realizem palestras sobre o Outubro Rosa, pelo telefone (43) 3906 1006, falar com Sueli.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: