Pesquisar
Close this search box.

Estudantes se encontram com Lobato

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Estudantes se encontram com...

O Projeto Encontro Literário com Monteiro Lobato 2016 premiou os estudantes vencedores, ou melhor, as estudantes, na tarde de sexta-feira (14) – neste ano apenas meninas ficaram entre as primeiras colocações. A entrega dos prêmios e a confraternização entre os alunos e alunas participantes aconteceram no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia. Samanta Aparecida Arruda Marins (escola municipal São Fernando), Bianca Ernanda Salvi (escola Sebastião Feltrin) e Nicole Perciliano Alves (escola Maria do Carmo) foram as vencedoras do projeto neste ano e receberam uma bicicleta cada uma.

A Integrada o “Encontro Literário sobre a vida e obras do autor Monteiro Lobato” em vários municípios do Paraná, com objetivo de levar conhecimento e motivação aos professores. O intuito é envolver e despertar a leitura entre as crianças, através da doação das obras infanto-juvenis do autor Monteiro Lobato. Em Rolândia, o concurso se iniciou em maio, quando os alunos e alunas do 4º ano das escolas municipais receberam a obra “Caçadas de Pedrinho” (1933). “Tivemos 11 escolas municipais no projeto neste ano, apenas a escola Nossa Senhora Aparecida, do Bartira não participou do projeto”, revelou Neide Cavalaro, coordenadora da Biblioteca Municipal.

O livro foi lido e trabalhado pelos professores e professoras na sala de aula e os estudantes tiveram que escrever uma carta ao Pedrinho, falando das caçadas da personagem. Cada estudante poderia entregar apenas um texto entre 30 e 40 linhas – as produções foram recolhidas no dia 1º de setembro e entregues na biblioteca no dia 08, junto com a ficha de inscrição da criança. As produções foram lidas por uma comissão julgadora, considerando os aspectos de criatividade, fantasia, imaginação e dinamismo de história, de acordo com a faixa etária dos alunos.

Emoção
O criador do projeto literário da Integrada e professor Léo Pires Ferreira, um dos maiores entendidos em Monteiro Lobato do Brasil, acompanhou o evento de premiação em Rolândia e saiu emocionado. Membro da Sociedade dos Amigos de Monteiro Lobato, Léo foi às lágrimas quando assistiu ao teatro apresentado por estudantes da escola Maria do Carmo, trajados como as personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Premiações
O evento de premiação contou com a participação de representantes da Integrada, da Biblioteca Municipal e Secretaria de Educação. Além deles, os autores e autoras dos 8 melhores textos de cada sala, seus professores e professoras e as diretoras das escolas também estiveram no Nanuk. As professoras Maria Carolina Calderan, Loreane Stefanon e Roseli Meire Vicente Sartori, das salas das crianças vencedoras, subiram ao palco com suas pupilas. No final, houve uma confraternização com direito a lanche e refrigerante.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: