Pesquisar
Close this search box.

Mais de 300 mulheres fizeram preventivo nas UBSs

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mais de 300 mulheres...
Exatamente 315 mulheres de Rolândia e dos distritos de Bartira e São Martinho fizeram a coleta de exame preventivo na Campanha do Outubro Rosa, realizada no sábado (08), nas 9 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os dados foram passados pela coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Woehl Cardoso. “Esses números são apenas dos exames feitos no sábado. O número tende a triplicar, porque todos os dias as mulheres procuram as UBSs para a coleta”, explica.

Segundo Sueli, existe uma meta anual para a realização de preventivo no município. A meta é de 4058. “Faltam cerca de 800 exames para atingir a meta, esperamos conseguir até novembro.” Em dezembro a procura pelo exame cai, por conta das festas e viagens de fim de ano.

A coordenadora relata que foram realizados 3283 preventivos entre janeiro e julho de 2016, na livre demanda (mulheres de todas as idades). Mulheres entre 25 e 64 anos tem maior risco de desenvolver câncer de mama e colo do útero e por isso devem manter os exames em dia. “Nessa faixa etária foram 2766 coletas, de janeiro a julho.” Desse total, apenas três mulheres apresentaram alterações no colo do útero. Elas foram encaminhadas para o especialista e estão em tratamento.

Entre janeiro e julho, 884 mulheres fizeram mamografia. “Registramos duas alterações e houve um óbito por câncer de mama”, lamenta Sueli.

Os exames de preventivo e mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de um tratamento eficaz e possibilidade de cura. Por isso a importância dos exames.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: