Pesquisar
Close this search box.

Illuminare: 6 anos de muita música

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Illuminare: 6 anos de...
A Associação Cultural e Recreativa Illuminare (ACRI), de São Martinho, distrito de Rolândia, completou seis anos de atividades musicais no domingo (16). As atividades da Associação começaram a ser desenvolvidas no dia 16 de outubro de 2010, por meio do Grupo Vocal Illuminare, primeiro grupo artístico da associação.

Trajetória
Em dezembro do mesmo ano, o grupo fez sua primeira apresentação pública. Em fevereiro de 2011, foi criado o Coro Infantil Voz Ativa, com crianças de 6 a 11 anos que participavam das diversas atividades musicais oferecidas pela associação. A ACRI foi criada, oficialmente, como entidade em abril de 2011.

Em 2012, o Coro Infantil já participava como protagonista do Projeto Entre Linhas e Notas, aprovado e patrocinado pela Secretaria de Cultura de Rolândia, dentro da série Concertos Didáticos nas Escolas.

Em julho de 2012, foi criado o Coro Juvenil Kantetoka, cujo primeiro ensaio foi no dia 03 de agosto. Formado por adolescentes oriundos dos dois primeiros grupos, o kantetoka se tornou o grupo com maior visibilidade da associação, sendo convidado e participando de importantes festivais de coros no Brasil e na Argentina.

Em 2013, a Orquestra de Câmara Jovem (OCJ) foi criada, aproveitando a potencialidade técnica dos alunos participantes das aulas de instrumentos, que a essa altura dos trabalhos já liam satisfatoriamente uma partitura a ponto de já poderem tocar em grupo. Com a criação da OCJ, a associação concretizou um sonho acalentado desde sua criação.

Em 2014, foi aprovado o primeiro projeto nacional pela Lei Rouanet, patrocinado pela empresa rolandense Vancouros, que permitiu a aquisição dos instrumentos musicais que a associação ainda não dispunha e recursos para a contratação de professores para o desenvolvimento daquele projeto. 

Em de setembro 2016, a ACRI deu mais um passo adiante, colocando em atividade a Casa da Música, espaço musical democrático destinado aos ensaios dos coros e aulas de violão. Também foi dado o pontapé inicial para a criação da Orquestra de Base Juvenil (OBJ), que servirá de base para a formação dos músicos que abastecerão a OCJ. Os ensaios da OBJ acontecem na Casa da Música.

Atualmente, a ACRI dispõe de verbas do projeto DÓ RÉ MI, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Rolândia. O professor Edvaldo Sousa coordena a associação desde sua fundação e é responsável pela direção artística da entidade. 

Com estas atitudes destemidas, a Associação Illuminare se consolida na área de preparação musical, visando o abastecimento do mercado musical da região norte do Paraná, fazendo com que seus grupos desenvolvam trabalhos cada vez mais elaborados, se preparando confiantes para o futuro.

Todos os cursos da ACRI são disponibilizados gratuitamente aos interessados de qualquer cidade da região. As atividades acontecem todos os sábados das 9h às 18h. Mais informações pelos telefones (43) 3326-1975 e (43) 9635-7546. 
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: