Pesquisar
Close this search box.

Parcerias entre Rolândia e Bremen

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Parcerias entre Rolândia e...

Os laços entre as cidades coirmãs de Bremen e Rolândia estão cada vez mais estreitos. O deputado Cobra Repórter, que está na Alemanha representando a Assembleia Legislativa do Paraná em vários eventos, visitou a cidade de Bremen na quarta-feira (26) e soube mais sobre algumas parcerias que irão beneficiar Rolândia brevemente.

Uma dessas parcerias está sendo articulada pelo rolandense Paulo Gaffo junto a Manfred Kariger e vai beneficiar o Corpo de Bombeiros de Rolândia: quatro bombeiros da Alemanha vão passar um tempo no batalhão rolandense para verificar suas necessidades. “Mas de cara eles já garantiram que vão enviar equipamentos para a nossa unidade”, afirmou Cobra Repórter.

Museu
Gaffo, que mora há 20 anos na Europa, levou o deputado ao Museu de Bremen, o 2º maior da Alemanha e já saiu de lá com uma boa notícia: o diretor do Museu, Harmut Roder, se comprometeu a ajudar a montar o Museu de Rolândia, que já está em construção. “Eles vão enviar peças e dar suporte para montar o acervo”, enfatizou o deputado. Cobra se espantou com o carinho dos alemães pelos rolandenses. “Rolândia é muito conhecida em Bremen. Existe uma exposição permanente sobre a cidade de Rolândia no museu com um vídeo que roda o tempo todo com imagens da nossa cidade e depoimentos de moradores”, afirmou. Cobra também visitou a estátua do guerreiro Roland, cuja réplica está em Rolândia, doada pela cidade de Bremen em 1957.

JR na Alemanha
No Museu, chamado Übersee, uma exposição começa em novembro e tem em uma ala especial para Rolândia, com objetos da cidade. O Jornal de Rolândia contribuiu com a montagem dessa ala, pois emprestou uma pequena estátua do Roland para que Gaffo levasse. “Além disso, fomos atrás de fotografar uma obra de arte de Rolândia e que foi reproduzida pelo Museu, já que a obra verdadeira não pôde ser levada”, relembra Josiane Rodrigues, editora do JR. Na ala há, ainda, uma obra do artista Édson Massuci – um abanador de café – um pacote de café Caiubi, fotos antigas e uma pequena lata.
Segundo Cobra Repórter, das 10 cidades de são coirmãs de Bremen, apenas Rolândia não recebe recursos para projetos porque Rolândia cortou relações há alguns anos. “Mas já estamos resolvendo isso, quando o prefeito Dr. Francisconi assumiu em dezembro do ano passado já iniciou a retomada dos laços com designação de Paulo Gaffo como Relações Públicas Internacionais, um cargo voluntário sem remuneração, e inscreveu projetos e agora estamos reforçando a parceria para obter recursos para a área da assistência social e creches e até para o Lar Maanaim”, destacou. Cobra Repórter ressaltou ainda que a cidade de Bremen deve enviar diversos prefeitos da região para o aniversário de Rolândia em janeiro.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: