Pesquisar
Close this search box.

O que é Doula? – por Gesta Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. O que é Doula?...
A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”. Seu papel é oferecer à gestante conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que é a gravidez.

Atualmente a maioria dos partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeado por especialistas: o médico obstetra, a (as) enfermeira (as), o pediatra, e cada um com sua especialidade e preocupação técnica pertinente. O cuidado com o bem estar emocional da parturiente acabou ficando perdido e a doula veio justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade. É o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto, e que passa a ser incentivada agora com respaldo científico, reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, uma vez que o acompanhamento da Doula tem aumentado a satisfação no desfecho do parto.

O que a Doula faz?
Oferece suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares.  Antes do parto orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós parto.
Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Oferece suporte emocional através da presença contínua ao lado da parturiente, provendo o encorajamento e tranquilidade, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade, uma vez que o foco é em incentivar o empoderamento da gestante.
Oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto durante o trabalho de parto.

A doula se faz importante até mesmo num parto cesárea, onde continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranquilizar-se durante a cirurgia.
Pode estar presente no pós-parto, auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação.

O que a Doula não faz?
Não faz parto.
Não realiza qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques vaginais, monitoração de batimentos cardíacos fetais, administração de medicamentos.
Não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.
Não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.
Não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente. Nesse caso a doula orienta o pai ou acompanhante a ter uma participação mais ativa no processo, sugerindo formas de prestar apoio e dar conforto à mulher.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: