Artista expõe desenhos em grafite em Rolândia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Artista expõe desenhos em...
O artista Luciano Barlera, 81 anos, abriu a exposição “Viver e criar não tem idade” na terça-feira (25), no Museu Municipal de Rolândia. A abertura teve a presença de vários secretários municipais, amigos e da filha do artista, Luciana Barlera. O desenhista tocou seu acordeon.

A exposição tem 12 desenhos feitos em grafite e segue até o dia 25 de novembro. As obras retratam personalidades mundiais como Carlos Gomes, Tiradentes, Rui Barbosa, Santos Dumont, João Paulo II, Papa Francisco, Madre Tereza de Calcutá, José Bonifácio, John Kennedy e Tancredo Neves.

Vida e carreira
Barlera nasceu em Taquaritinga (SP), no dia 20 de maio de 1935. É de família italiana. Seu pai, Fiorencio Barlera, tocava acordeon. Com apenas 6 anos de idade Luciano já queria tocar como o pai. Sua mama, Helena Previatello,  o colocava sentado na cama e com as pernas pequenas que nem alcançavam o chão, o menino segurava o acordeon e tentava tocá-lo.

O artista veio para Rolândia em 1948, com 13 anos. Seu pai havia comprado um sítio no Ribeirão Vermelho, onde a família cuidava de uma lavoura de café. Aos 15 anos, Barlera comprou seu primeiro acordeon, que foi pago com o dinheiro que recebia em pequenos bailes e festinhas em que tocava. Já adulto, mudou-se para a cidade e se casou aos 25 anos. O desenhista tem quatro filhos: Roberto, Luciana, Adriana e Valter Diego.

Além do talento para a música, o artista estudou artes mágicas. Sempre teve o dom nato para desenho e pintura e nunca fez cursos nessas áreas, tornando a arte um hobby.

Barlera trabalhou em Rolândia com pintura automotiva por muitos anos, deixando seus ensinamentos para profissionais que hoje atuam na área. Depois disso, começou a trabalhar como atacadista de calçados, trabalho em que atua até hoje.

Serviço
Exposição “Viver e criar não tem idade”
Museu Municipal de Rolândia, Av. Pres. Bernardes, 626, , ao lado da Igreja Matriz.
Até 25 de novembro
Visitas: Segunda a sexta, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: