Pesquisar
Close this search box.

Almoço Alemão do Weisser é neste domingo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Almoço Alemão do Weisser...

  O 3º Almoço Alemão do Volkstanzgruppe Weisser Schwan, grupo folclórico de dança de Rolândia, é neste domingo (13), na Chácara da Arcol, a partir das 11h30. Os convites custam R$ 80,00 para duas pessoas e podem ser comprados com os integrantes do grupos ou pelos telefones (43)9636-9139 – Jeferson – e (43) 9921-4261 – Kelly. As bebidas serão cobradas à parte.

Almoço
  O cardápio, preparado pelo Angellu’s Buffet, terá um prato único com Einsbein, Kässler, salsicha branca, salsicha vermelha e mostarda. Haverá também buffet livre, composto por salada verde, arroz branco, maionese, chucrute, purê de batata e doce de maçã. Os convidados assistirão apresentações do Weisser infantil e do grupo adulto.

Histórico
  Em 1935 um grupo de colonizadores alemães forma a Associação Colônia Roland em Rolândia. Juntos, constroem uma sede onde passariam a realizar reuniões, bailes e atividades culturais. Dois anos depois, os mesmos colonizadores transformam a sede em Sociedade Comunidade Escolar Alemã, devido à necessidade de educar seus filhos e manter viva a tradição alemã.
  Com a 2ª Guerra Mundial, a Sociedade enfrenta sérios problemas e por isso é obrigada a encerrar suas atividades. Finalmente, no dia 12 de outubro de 1947, alguns moradores da cidade de Rolândia, simpatizantes da cultura alemã, reúne-se na casa do Senhor Max Dietz e resolvem fundar o Club Concórdia de Rolândia. A partir de então o Clube retoma suas atividades, enriquecidas principalmente pelo Departamento Cultural.
 Mas na noite do dia 13 de maio de 1967, um incêndio destrói completamente a sede do Concórdia. Diante desta lastim ável tragédia, os associados unem-se para reconstruir a sede, através de promoções como a “Campanha do tijolo”. Com o incêndio, o Clube perdeu todo o material cultural que possuía, incluindo figurinos e textos de peças de teatro, por esse motivo o setor cultural do Clube ficou durante muitos anos reduzido a poucos eventos sociais, quase inativos.
  Em 1992 o então presidente do Clube Concórdia, Alberto Martins Ray, passa a elaborar um projeto com o objetivo de recuperar a parte cultural que havia se perdido após o incêndio da sede. Assim em 1992, Alberto cria o projeto “Resgate Cultural” a partir do qual se iniciam as atividades do Grupo Folclórico Alemão Weisser Schwan, que significa Cisne branco.
  Em seu primeiro ano de existência, o Grupo Folclórico Alemão Weisser Schwan foi formado pela categoria juvenil, composta por dezoito integrantes e coordenado pela senhora Luisa Florentina Bartz. Atualmente com 24 anos, o grupo conta com a categoria Adulto e com a categoria infantil. Em 2017, o grupo completa 25 anos de fundação.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: