Pesquisar
Close this search box.

O criador do Encontro com Lobato

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. O criador do Encontro...
O criador do Projeto Encontro Literário com Monteiro Lobato, Léo Pires Ferreira, falou com a reportagem do JR. O projeto é desenvolvido em Rolândia desde 2012, pela Cooperativa Integrada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O professor esteve na premiação do projeto.  “Isso que as crianças mostraram hoje é um tesouro que contém nos 23 títulos infanto-juvenis dele. É uma coisa fantástica”, comemora Ferreira. O criador do Encontro Literário ficou impressionado com o desenvolvimento do trabalho nas escolas daqui. “Rolândia é o município que está respondendo mais positivamente. Estou emocionado.”

Ferreira é formado em Agronomia, mas estudou o escritor Monteiro Lobato fora da atividade profissional. Segundo ele, sua paixão pelo autor vem desde criança – sua primeira leitura de Lobato foi aos 7 anos. O pequeno leitor perguntava aos pais o que não entendia e procurava no dicionário as palavras que ainda não conhecia.

O estudioso é responsável pela Sociedade dos Amigos de Monteiro Lobato, em Londrina, que possui um acervo de obras do escritor. Ferreira dá palestras sobre a vida e obra do autor infantil. “Lobato, infelizmente, é pouco lido. Ele continua atual”, afirma. Ele acredita que sua paixão pelas obras aumentou com o passar dos anos, pela maturidade e consciência. Ferreira afirma que nenhum outro autor tem uma literatura infanto-juvenil como Lobato deixou.

Seu projeto foi apresentado a Cooperativa Integrada em 1999. Em 2010, o autor esteve em um encontro de projetos de cooperativas em São Paulo, onde ganhou um troféu por sua criação. Na mesma viagem, visitou a neta de Monteiro Lobato e a Editora Globo, que estava reeditando toda a obra do escritor. Ferreira conseguiu descontos na compra dos livros pela Cooperativa.

O projeto funciona da seguinte forma: as escolas se inscrevem e a Integrada doa alguns livros para a biblioteca. Ferreira faz uma palestra para as professoras, que trabalham a leitura dos livros e as crianças produzem uma redação, que é premiada ao final do Encontro.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: