Pesquisar
Close this search box.

Principais patologias do joelho – por Dra. Fernanda Balaben

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Principais patologias do joelho...
Joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, também uma das que sofre mais lesões. A Articulação do joelho é composta basicamente por três ossos, o fêmur na extremidade distal, a tíbia na extremidade proximal e a patela. 

O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. No dia a dia, em diferentes situações podem favorecer o aparecimento de lesões no joelho, como traumas ou posturas inadequadas, mas é no meio esportivo que a incidência de lesões é bem maior.

Lesões mais comuns
Artrose de Joelho: devido à sobrecarga diária que ocorre sobre o joelhos é normal com os passar dos anos um processo desgaste da cartilagem, muitas vezes essa patologia poder ser assintomática porem em quadros, mas severos pode apresentar dor e edema.

Ligamento Cruzado Anterior: O LCA conecta a tíbia ao fêmur sendo o principal estabilizador do joelho não permitindo que ocorra o movimento de translação anterior da tíbia sobre o femur, como é o caso dos movimentos de mudança de direção, Uma vez o LCA rompido o indivíduo sente instabilidade e dificuldade para realizar movimentos de que envolva a rotação de joelho.

Lesão Menisco: o menisco é uma estrutura localizada entre o fêmur e a tíbia no meio do joelho. Eles são responsáveis pela absorção de impacto sobre os joelhos agindo como” amortecedores” dessa articulação. Os movimentos que podem gerar lesões nos meniscos são os casos de movimentos de giro.

Condromalácia Patelar: Também conhecida popularmente como joelho de corredor, pode ocorrer devido um “amolecimento” da cartilagem ou em casos mais graves com a perda total da cartilagem. A causa ainda não é conhecida podendo estar ligadas a fatores anatômicos. Os sintomas mais comum são dor a subir e descer escada e edema na região inferior do joelho.

O joelho assim como já foi dito acima é uma das maiores articulação do nosso corpo portanto de extrema importância sendo assim ao observar algum desses sintomas citados, ou presença de sinais que gerem incômodo ou dificuldade para suas atividades procure seu médico ortopedista ou fisioterapeuta para uma avaliação adequada. Em diversos casos o diagnóstico precoce fará toda a diferença em um diagnóstico em uma intervenção cirúrgica, necessitando apenas de tratamento conservador com uso de medicamentos e fisioterapia e fortalecimento.   
Dra. Fernanda Balaben é graduada em Fisioterapia (UNIFIL 2008), tem especialização em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela UNOPAR em 2010 e formação em Maitland, reconhecida pela Advanced Manual Theraphy Institute da Austrália. Atende na CLINIMED – Saúde Integrada, na rua Estilac Leal 77 – Rolândia. O fone é o  (43) 3255-1717.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: