A importância do pré-natal – por Gesta Rolândia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. A importância do pré-natal...

Gravidez não é doença! Essa afirmação nos acompanha desde o inicio da gravidez, porém não podemos descartar a importância do pré-natal durante todo período gestacional. Para isso, a gestante deve buscar uma equipe de profissionais de saúde para acompanha-la até o momento do parto.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente os exames do pré-natal, que podem detectar e prevenir complicações. Por meio da coleta de sangue e de urina, é possível identificar doenças como hepatite B, HIV, sífilis, toxoplasmose, diabetes e infecção urinária. Os exames mínimos preconizados para todas as gestantes durante o pré-natal são: tipo sanguíneo e fator Rh, hematócrito, hemoglobina, glicemia de jejum, eletroforese de hemoglobina, exame para toxoplasmose, Hepatite B, exame de HIV, exame de sífilis, exame de urina e urocultura, e exame Coombs indireto (caso a mulher seja Rh negativo).

O ideal é que a gestante realize três ultra-sonografias: uma no primeiro trimestre da gravidez para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre para acompanhar o crescimento fetal. O total de consultas deverá ser de, no mínimo, 6 (seis), sendo no final da gestação com mais frequência.

Nas consultas de pré-natal, a equipe de saúde mede a pressão arterial da mãe, verifica o peso, mede a barriga, escuta o coração do bebê, e anota todas as informações sobre o pré-natal e exames no Cartão da Gestante. Esse cartão deve ser apresentado ao médico na hora do parto para que ele tenha informações sobre o estado de saúde da mãe e do bebê.

O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro e também para esclarecer as dúvidas das futuras mães.

Reunião dia 19
Participe do Encontro Gratuito do Gesta Rolândia no sábado (19) na Biblioteca Cidadã Michael Traumann, no Domingos Neves.

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: