Câmara de Rolândia exibiu Ilha Mutum

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Câmara de Rolândia exibiu...

A Câmara de Vereadores de Rolândia exibiu o documentário “Ilha Mutum, a história dos pescadores sem rio”, na noite de terça-feira (22). A exibição do filme, que aborda a questão dos recursos ambientais e direitos humanos, contou com a presença de dois dos seus três diretores: os jornalistas Fábio Cavazotti e Marcelo Frazão – Loriane Comeli não pôde vir. Os dois, logo após o filme, falaram com o público sobre as injustiças e sobre a justiça, sobre ambiente, preservação. “Acredito que há pessoas que já fazem parte do meio ambiente e estão ligados a ele, integrados”, ressaltou Cavazotti, em um de suas falas.

A ideia da equipe, de enviar cópias do documentário aos juízes e promotores envolvidos no caso na época e para políticos, na tentativa de que alguém interfira na situação dos ilhéus, ainda não foi concretizada. Atualmente, a Ilha Mutum é utilizada para um turismo inconsciente e ilegal – na visão dos diretores.
Ilha Mutum

O documentário trata da situação dos pescadores e agricultores da Ilha Mutum, localizada no município de Porto Rico, noroeste do Paraná. Os trabalhadores que se sustentavam da pesca e agricultura foram expulsos da ilha, por ordem judicial, executada sob o pretexto de cumprimento da lei ambiental – a população ocupava uma área de preservação ambiental permanente.

Cerca de 490 famílias de ilhéus foram obrigados a se mudar para a cidade e encontrar ocupações para conseguir sustento. Os ilhéus que insistiram em viver da pesca tiveram sua situação agravada após a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, instalada no Rio Paraná, que provocou a morte dos peixes.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: