Cada aluno é um autor: escola São Fernando lança livros infantis de turma toda

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Cada aluno é um...

A Escola Municipal São Fernando irá fazer uma Noite de Autógrafos nesta sexta-feira (02), lançando 29 livros infantis, escritos e ilustrados por alunos do 3° ano A, com idade entre 8 e 10 anos. O evento acontece na própria escola, a partir das 18h, com a presença de toda a comunidade escolar – alunos, família, professores e funcionários. Durante a grande noite, os pequenos cantarão a música “Depende de nós”, de Ivan Lins – ensaiada com a professora regente da turma, Rosinei Batista Müller – e dançarão uma coreografia da música “Alegria”, de Ivete Sangalo – ensaiada pela professora de Educação Física, Denise Martins.

Cada livro foi escrito e ilustrado por uma criança, dentro do projeto “Estante Mágica”, idealizado pela professora de Artes da escola, Ana Angélica da Costa, e realizado em parceria com Rosinei. O projeto começou em julho, após o recesso escolar.

Segundo Rosinei, o primeiro passo foi cada criança criar um boneco, que foi confeccionado com material reciclável coletado pela escola, com auxílio da professora Ana. “A princípio, achamos que íamos ter que interferir e ajudar muito, mas eles tiveram muita autonomia para fazer sozinhos e soltar a criatividade. E surpreendeu”, afirma a professora da turma.

Os alunos levaram os brinquedos para casa, cuidaram e brincaram. Em seguida, veio a etapa de criação de uma história com o personagem e a produção de textos, que foram digitados e revisados pelas professoras. Os próprios alunos fizeram as ilustrações, criaram o título do livro e a capa. Com a ajuda da família, cada um escreveu sua própria autobiografia.

As obras foram impressas pela Editora Estante Mágica, que realiza projetos em parceria com instituições de ensino. Rosinei relata que cada livro custou R$ 39,90 para ser impresso. O dinheiro para a impressão foi arrecadado por meio de rifa entre a comunidade escolar. “Depois foi a expectativa pela chegada dos livros prontos. O dia que chegou foi muito emocionante”, conta Rosinei. A professora explica que o projeto trabalhou a leitura, escrita e interpretação de mundo dos alunos.

Outra vantagem do projeto foi aproximar família e escola, pois as professoras criaram um grupo no aplicativo Whatsapp para manter os pais informados de todas as etapas e andamento do projeto. “A gente percebe que desenvolveu o gosto pela leitura nas crianças, o gosto pela escrita e aquela satisfação de saber que uma produção que eles fizeram foi publicada. Pense a alegria para a família, para cada aluno, porque até então eles conheciam o livro da biblioteca. Tivemos uma vitória das professoras, dos alunos e das famílias”, conclui Luci Ribeiro da Silva, pedagoga.

As professoras continuarão o projeto, gerando interesse em outras professoras e turmas. O projeto teve apoio da Secretaria Municipal de Educação, Mila Modas, Tintas Darka, Livraria El Shadai e Colégio Roland.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: