Pesquisar
Close this search box.

Paraná recebe Câmara Temática de Trânsito

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Paraná recebe Câmara Temática...

A Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, Sinalização e da Via – um colegiado formado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que reúne representantes de diversos Estados e áreas ligadas ao tema – trabalhou de 19 a 22 de outubro em Curitiba. O grupo discutiu alterações recentes ao Código de Trânsito Brasileiro e a criação de um manual de sinalização cicloviária para padronizar ciclovias e ciclofaixas em todo País.

As reuniões da Câmara são mensais e as decisões técnicas levadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como base para normativas e leis. Esta é a primeira vez que o Paraná recebe as reuniões.

“Antes as reuniões eram sempre em Brasília, mas a ideia é que possamos ver e entender a realidade de outros Estados”, explica o coordenador de Engenharia do Denatran, Ricardo Junqueira.

“A Câmara funciona como assessoria do Conselho e do Departamento Nacional de Trânsito. O próprio Contran define a composição do grupo, que tem membros de órgãos municipais, estaduais e federais. Os técnicos são responsáveis por emitir pareceres aos vários processos que chegam ao Denatran, além de propor resoluções, normativas e manuais”, completa ele.

Em Curitiba, a pauta do grupo foi extensa. Entre assuntos pontuais e respostas ao órgão executivo máximo de trânsito, os integrantes finalizaram o Manual de Obras de Sinalização, que vai balizar todos os municípios brasileiros nas contratações e execuções, além de terem desenvolvido o Manual de Sinalização Cicloviária, que padronizará a sinalização voltada aos ciclistas nas ciclofaixas e ciclovias.

“A Câmara discute assuntos diretamente ligados ao cotidiano das áreas e esses debates podem evitar a resolução de normas e leis que não sejam efetivas. Os técnicos auxiliam as decisões gerenciais e é importante receber o grupo no nosso Estado. O Paraná tem investido em melhorias na sinalização, que tem impacto direto na segurança das vias, principalmente nas pequenas cidades”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Fonte: www.pr.gov.br

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: