Gesta teve último encontro de 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Gesta teve último encontro...

O Gesta Rolândia (Grupo de Apoio à Gestação, Parto e Aleitamento Materno) realizou o último encontro do ano no dia 19 de novembro. A reunião teve como tema “O Pré-Natal e a Doula”, conduzido por Mariana Campana, Amanda Ruzucki, e Tatyta Quintamilha, formandas do curso de doula da UniMaterna (Londrina), sob a supervisão de Cristiane Mologni e Luciana Souto, coordenadoras do Gesta.

Estiveram presentes as participantes Gislaine Borel, Amanda Bibian, Leila Silva, Silvane Franzão, Graziele Liodorio, Caroline Cogo, Regiane Branquinho e o casal Laleska e Thiago Silva. De forma dinâmica e de fácil compreensão, as doulas explicaram a importância e os benefícios do acompanhamento pré-natal logo após a descoberta da gravidez, seja pelo sistema público de saúde ou privado.

Outro ponto abordado foi a necessidade da realização de todos os exames ao longo da gestação e como eles contribuem para a saúde materno-fetal. As futuras mamães também aprenderam sobre a imunização por meio de vacinas, com objetivo de trazer compreensão e significado da rotina de consultas com o obstetra, visitas ao laboratório e clínicas de imagem.

As participantes tiveram a oportunidade de aprender e espaço para tirar dúvidas e fazer comentários pertinentes ao assunto. As doulas explicaram os direitos da gestante: acompanhamento multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta) direito a acompanhante nas consultas de pré-natal, no trabalho de parto e no parto (em período integral e, se necessário, até dez dias após o parto).

As palestrantes também esclareceram as atribuições da doula, profissional que auxilia e acompanha a mulher durante a gestação, parto, pós-parto e, em alguns casos, durante o aleitamento materno. A doula trabalha para elucidar as dúvidas das gestantes, frequentes e intensificadas no terceiro trimestre da gravidez. A profissional também trabalha para resgatar e fortalecer a mulher, promovendo a confiança e segurança quanto ao momento do parto e amamentação.

Entendendo a importância deste apoio, muitas mulheres têm comparecido aos encontros do Gesta Rolândia, que acontecem mensalmente. Mais informações em Facebook.com/gestarolandia.
idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: