Pesquisar
Close this search box.

Como será a posse neste domingo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Como será a posse...

   O diretor da Câmara Municipal de Rolândia, Reginaldo Burhoff, explicou como será feita a cerimônia de posse dos novos vereadores, vice-prefeito e prefeito de Rolândia. A posse acontece no dia 01 (domingo) de janeiro, às 10h, na Câmara de Vereadores e a solenidade é aberta ao público. Deve durar algo em torno de uma hora e 30 minutos”, revelou Burhoff.
  Burhoff explica que a sessão solene será em duas etapas: a primeira é uma sessão preparatória – com posse e eleição da mesa – e a segunda é a sessão de posse do prefeito Luiz Francisconi e do vice-prefeito Roberto Negrão. Quem conduz a sessão preparatória e o procedimento de eleição da mesa é o vereador mais idoso: no caso, Eugênio Serpeloni. A sessão preparatória se inicia com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
   As chapas candidatas à eleição da mesa são apresentadas e os vereadores dão seus votos, abertamente. Para ser eleita, a chapa precisa da maioria simples dos votos. Após a eleição da mesa a 18ª legislatura (2017-2020) é declarada instalada. Os vereadores e a mesa diretora assinam o termo de posse e a sessão preparatória é encerrada. É pertinente lembrar que há apenas uma chapa protocolada na Câmara e que é encabeçada por Eugênio Serpeloni – as chapas poderiam ser inscritas até 72 horas antes da posse.
“A 1ª sessão ordinária da Câmara Municipal da nova legislatura será no dia 20 de fevereiro de 2017, após o recesso parlamentar”, relembra Reginaldo Burhoff.

Posse do prefeito e vice
   Depois da sessão preparatória, abre-se a sessão solene de posse do prefeito e vice-prefeito, com a execução do Hino de Rolândia. O novo presidente da Câmara assume a direção, fazendo a composição da mesa – prefeito, vice-prefeito e um representante do Judiciário. Prefeito, presidente e secretário fazem o chamado compromisso.
  O prefeito é declarado empossado pelo presidente da Câmara e assina o termo de posse; gesto repetido pelo vice-prefeito e os dois discursam em seguida. O presidente da Câmara os declara empossados.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: